Notícias
HACKATHON
Dinâmica competitiva inédita no Hupes-UFBA busca inovações e soluções tecnológicas em saúde
Salvador (BA) – Pela primeira vez, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA), irá realizar, entre os dias 27 e 28 de novembro, o “Hackathon de Inovação em Saúde”, dinâmica de incentivo à inovação e ao empreendedorismo tecnológico. São 50 vagas e as inscrições estão abertas até o próximo dia 7. Haverá mentoria após a competição e uma premiação de R$20 mil para as equipes vencedoras executarem seus projetos.
Podem participar da seleção estudantes de graduação, pós-graduação, residentes e profissionais vinculados(as) ao Hupes, à UFBA e/ou outras instituições públicas de ensino superior da Bahia das seguintes áreas: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Tecnologia da Informação e Engenharia; Arquitetura e Design, Comunicação; Administração, Economia, Gestão e afins.
Segundo o chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação e instrutor do Hackathon, Gabriel Schnitman, “o evento tem como propósito fomentar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica aplicada à saúde, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas para o desenvolvimento de soluções voltadas a desafios reais do contexto hospitalar e do SUS”.
As pessoas selecionadas deverão obrigatoriamente participar das oficinas preparatórias, que acontecerão de 1º de outubro a 26 de novembro e serão condição para o Hackathon. Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, no auditório do Hupes-UFBA, a partir de 17h, com duração de 3 horas.
Logo após o término das oficinas acontecerá o Hackathon, que terá duração de 48h de imersão, período em que as equipes desenvolverão suas soluções com o apoio de mentores especializados. Ao final, cada equipe apresentará um protótipo ou uma proposta estruturada a uma banca avaliadora. Haverá mentoria após a competição e uma premiação para as equipes vencedoras executarem seus projetos.
Sobre o Hupes
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand