Notícias
BRINQUEDOTECA
Simpósio destacou importância do brincar para crianças internadas
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o I Simpósio da Brinquedoteca Hospitalar, com o tema “Que lugar é esse?”. A ação, realizada no dia 03, faz parte do projeto de extensão Território Encantado de Crianças e Adolescentes (Teca/Proex/Ufal) e teve por objetivo capacitar estudantes de diferentes áreas para compreender e valorizar o espaço como recurso multiprofissional de cuidado, acolhimento e promoção da saúde.
A coordenadora geral do Teca, enfermeira Ingrid Martins, destacou que o debate ajuda a conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover ambientes lúdicos com práticas integradas e humanizadas dentro no contexto hospitalar. “O simpósio tem como finalidade sensibilizar o público interno e externo do hospital para a importância da existência e da manutenção desse espaço para as crianças internadas, o que contribui para o fortalecimento da Política Nacional de Humanização do SUS”, enfatizou.
Profissionais de diferentes áreas dedicados ao público infantil compartilharam avanços conquistados com as iniciativas da brinquedoteca hospitalar do HUPAA. A psicóloga Vanessa Ferry, coordenadora adjunta do Teca e responsável técnica da brinquedoteca, declarou que o espaço lúdico favorece a saúde mental. “A brinquedoteca é um espaço mágico. Ela proporciona acolhimento, liberdade para brincadeira infantil e constitui uma oportunidade para as crianças saírem do foco nas dores e no adoecimento para irem à dimensão de encantamento, diversão e criatividade”, analisou.
As palestras abordaram a importância da brinquedoteca hospitalar e do parquinho do ambulatório de Pediatria como estratégias lúdicas de humanização; a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil; os benefícios da contação de histórias, da cultura popular e da arte como formas de promover saúde no ambiente hospitalar e, por fim, os desafios e oportunidades da extensão universitária na formação curricular dos discentes.
Saiba mais
Há 20 anos, a Lei Federal 11.104/2005 tornou obrigatória a instalação de brinquedotecas em hospitais que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação no Brasil, como espaços de reafirmação do ser humano para além do corpo físico. O objetivo é garantir o direito à liberdade e ao brincar, onde o jogo simbólico possibilita a elaboração emocional da criança e o alívio do desconforto da hospitalização.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh