Notícias
AUTISMO
Pesquisa alagoana é destaque em livro sobre autismo
Maceió (AL) – Uma pesquisa alagoana com foco na detecção precoce de sinais de risco em crianças de 0 a 2 anos foi tema de estudo do artigo “Um estudo qualiquantitativo dos fatores de risco ambientais, sob um olhar transdisciplinar em bebês com TEA e sinais de risco psíquico”. O resultado da investigação foi publicado no livro “Autismo: perspectivas atuais de detecção e intervenção clínica”, lançado no último sábado (26), no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O artigo foi assinado pelas enfermeiras Terezinha Barbosa da Silva e Josinúbia Freire Costa, do HUPAA-Ufal, com coautoria da neurologista Terezinha Rocha, coordenadora nacional do Programme Recherche Évaluation Autisme (Préaut), da França, que desenvolve trabalhos científicos em parceria com pesquisadores de vários lugares do Brasil.
A enfermeira Terezinha Barbosa contou que o serviço de identificação de autismo em bebês realizado na Clínica Pediátrica do HUPAA foi interrompido desde a pandemia e agora será retomado junto à volta da neurologista Terezinha Rocha ao HUPAA, afastada por motivos de saúde. “O lançamento do livro simboliza esse retorno. As pesquisas desenvolvidas no livro em colaboração com o programa francês ampliaram nosso conhecimento sobre o tema e ajudaram a aprimorar a formação de profissionais para realizarmos intervenções clínicas eficazes e melhorarmos o atendimento aos pacientes”, avaliou.
Encerrando o evento, o superintendente do HUPAA-Ufal, Célio Rodrigues, afirmou que a pesquisa científica é um dos pilares que contribuem para a melhoria e o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados no hospital. “Não é à toa que o índice de satisfação do usuário do HU subiu para 96,8% em 2024. Anos atrás, quando assumi a gestão, esse índice era um pouco maior que 50%. Por isso, quero agradecer o esforço coletivo de todos nossos profissionais”, destacou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh