Notícias
GESTÃO
Integridade e transparência na gestão hospitalar é tema de evento no HUPAA
Encontro contou com palestrantes e mesa-redonda para discussão do tema
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), promoveu o evento “Diálogos em Rede” na manhã desta quinta-feira (30), no auditório geral do HUPAA-Ufal. Com o tema “Do Controle à Confiança: auditoria, riscos, controles internos e integridade como vetores de governança no HUPAA-Ufal", a iniciativa foi palco de escuta e troca de experiências entre a gestão e a comunidade hospitalar. O HUPAA-Ufal é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O “Diálogos em Rede” foi uma ação coordenada entre a Auditoria Interna e o Setor de Governança e Estratégia (SEGOV) do Hospital Universitário. De acordo com o auditor-chefe do HUPAA, João Luiz Rodrigues, um dos objetivos do evento foi fortalecer um dos pilares fundamentais da Administração Pública, a integridade institucional. “Esse é um espaço de diálogos para os gestores públicos com foco na troca de experiências, no esclarecimento de responsabilidades e no alinhamento de práticas de controle interno com os princípios da boa governança, estimulando, dessa forma, uma cultura organizacional mais íntegra, preventiva e orientada a resultados”, avaliou.
Na ocasião, o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, enfatizou que a instituição tem o dever de buscar sempre a qualidade dos serviços oferecidos via Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no que diz respeito ao atendimento à população, quanto à formação de recursos humanos. “Nós temos uma média alta de satisfação dos usuários, beirando os 100%. Se você oferece atendimento de qualidade e transmite amor aos pacientes, nós ensinamos pelo exemplo, então isso vira um ‘ciclo vicioso’ de boas práticas”, declarou.
Palestras
O ciclo de palestras foi aberto pelo convidado Newton Martins Yin Filho, superintendente da Controladoria Geral da União em Alagoas (CGU/AL). Em sua fala, ele abordou a atuação integrada dos órgãos de controle interno como forma de otimizar as ações e melhorar a gestão pública. “Para que o serviço público ofereça os melhores resultados, é preciso não somente investigar os erros e aplicar as penalidades, mas também orientar os gestores para a correção daquilo que pode ser melhorado”, explicou.
Em seguida, a representante da Ouvidoria da Ebserh, Patrícia Quintana, destacou que, além de uma ferramenta de participação e controle social, a unidade atua como mediadora imparcial entre o cidadão e a entidade pública, garantindo o diálogo construtivo e soluções equilibradas. “Esse processo estabelece a confiança mútua e demonstra o compromisso institucional com a escuta ativa e a resolução colaborativa dos problemas”, assegurou.
Reforçando a fala dos palestrantes anteriores, o corregedor geral da Ebserh, Reonauto Souza, afirmou que o papel dos órgãos que compõem o sistema de controle é prevenir, detectar e remediar irregularidades. “O objetivo final é dar transparência à administração pública, promovendo um ambiente de trabalho ético e garantindo a confiança da sociedade na instituição pública”, complementou.
As apresentações foram encerradas com a fala da auditora geral adjunta da Ebserh, Ludinaura Regina dos Santos. Na ocasião, ela destacou que a atuação da auditoria não deve se ater apenas ao princípio da legalidade, mas também à qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. “Eu não posso ter uma auditoria apenas para checar se o gestor está fazendo algo certo ou errado. É preciso também saber qual é a entrega de valor que ele está promovendo e como as atividades de controle e prevenção estão dialogando com as entregas dessas políticas públicas”, explicou.
Por fim, o evento trouxe uma mesa-redonda com os palestrantes, mediada por João Luiz Rodrigues e Elizabeth Bandeira, respectivamente, auditor-chefe e ouvidora do HUPAA-Ufal. O momento foi importante para a expansão e a sedimentação das discussões realizadas ao longo do evento.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh