Notícias
ESCUTA QUALIFICADA
HUPAA-Ufal promove 1ª semana da ouvidoria
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal), realizou nos dias 19, 20 e 21 de agosto a primeira semana da ouvidoria da instituição. O evento, com o tema “Transformando o serviço público através da escuta qualificada”, aconteceu no auditório do hospital vinculado à Ebserh.
O objetivo da iniciativa foi fortalecer o papel da ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de melhorar a comunicação entre a gestão do hospital, os ouvidores e os cidadãos que utilizam o serviço. A realização do evento buscou demonstrar que a área atua para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde pública e do atendimento ao cidadão.
A programação contou com palestras sobre inovação e boas práticas no setor, abordando temas como a modificação da realidade organizacional por meio da ouvidoria e o desenvolvimento de competências socioemocionais nas atividades da área. Também foram realizadas oficinas sobre o tratamento de demandas de ouvidoria e comunicação estratégica.
Segundo o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues, o hospital está passando por obras de modernização para possibilitar que o usuário SUS tenha o tratamento equivalente ao da rede privada. “Essas melhorias são realizadas a partir de percepções que a ouvidoria nos permite enxergar. Conseguimos fazer um planejamento estratégico, identificando os setores que podemos aperfeiçoar”, explicou.
A ouvidora do HUPAA, Elizabeth Bandeira, explicou que a realização do evento foi um marco para reconhecer a importância das ouvidorias na garantia dos direitos dos usuários. “Promover este evento é reconhecer a importância das ouvidorias na construção de um SUS mais transparente, eficiente e acessível. A Semana da Ouvidoria representa uma oportunidade ímpar para alinhamento estratégico, capacitação e reconhecimento dos profissionais que dedicam seu trabalho a esta função”, reforçou.
Diego Rezende, ouvidor geral da rede EBSERH, destacou que a iniciativa é importante para a promoção da cultura de integridade e fortalecimento da articulação entre as ouvidorias públicas. “A ouvidoria faz essa interlocução no processo de comunicação organizacional, identificando os principais pontos de crítica do público externo e do público interno. O ouvidor deve interpretar as demandas de uma forma sistêmica para encontrar oportunidades de melhorias na organização”, enfatizou Rezende.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de comunicação social Ebserh