Notícias
CAPACITAÇÃO
Hupaa realiza oficina com gestores ligados a Gerência de Atenção à saúde
Maceió (AL) - Na manhã da última sexta-feira (22), foi realizado no miniauditório 1 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal/Ebserh), uma oficina com todos os gestores ligados à Gerência de Atenção à saúde (GAS), sobre contratualização, linhas de cuidado e contratos internos de gestão, com o intuito de planejar ações para melhoria das atividades assistenciais.
A contratualização tem o objetivo de inserir e integrar o Hospital universitário na rede de atenção à saúde do município de Maceió, definindo responsabilidades das partes e estabelecendo metas quantitativas e qualitativas do processo de assistência à saúde, de gestão, de ensino e pesquisa e avaliação, em sintonia com as necessidades de saúde da população, com as políticas públicas de saúde para a atenção hospitalar e com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oficina teve o objetivo de capacitar os gestores das unidades e promoveu alinhamentos internos junto as Divisões, Setores e Unidades.
De acordo com a chefe do setor de governança do Hupaa, Inêz Carneiro, “a realização da oficina é importante, uma vez que a contratualização é a principal fonte de receita do Hospital e o repasse dos recursos financeiros previstos na contratualização está condicionado ao cumprimento das metas de produção ambulatorial e hospitalar”.
Já em relação aos Contratos Internos de Gestão (CIG’s), eles vão formalizar a pactuação entre os diversos serviços do HU Ufal e a contratualização da unidade com o gestor de Saúde do município de Maceió. “Com a assinatura do contrato pelo responsável de cada área, ele assume a responsabilidade com a alta gestão da unidade hospitalar com o cumprimento do que foi firmado com a Secretaria Municipal de Saúde, que é o gestor SUS do Hospital Universitário”, destaca Inêz.
Os CIGs contribuirão com a gestão do Hupaa ao trazer um olhar ainda mais profissionalizado e comprometido não somente com os recursos financeiros, mas também com a missão e a visão da unidade. “O objetivo é se consolidar como hospital de ensino na Rede Ebserh, de forma integrada com a Ufal, ampliando e qualificando os cenários de prática, estimulando pesquisas em tecnologias e inovação em saúde, com foco na assistência de alta complexidade no SUS em Alagoas. Buscamos, ainda, a eficiência na gestão de pessoas e processos com sustentabilidade social, econômica e ambiental até 2023”, ressalta a chefe do setor de governança do Hupaa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Paulina Oliveira
Unidade de reportagem
Coordenadoria de Comunicação Social