Notícias
SEGURANÇA
HUPAA dá início ao 2º Curso de Formação em Instrumentação Cirúrgica
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou o 2º Curso de Formação em Instrumentação Cirúrgica no último sábado (20). O curso consiste em quatro módulos de conhecimento, a serem ministrados até dezembro deste ano, com o objetivo de capacitar os técnicos de enfermagem do Centro Cirúrgico do hospital.
De acordo com o chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico do HUPAA, enfermeiro Newton de Barros, cada módulo contém aulas práticas e teóricas e foi desenhado para ser ministrado uma vez por mês, sempre aos sábados (20/09, 18/10, 22/11 e 06/12). “A formação contempla desde o preparo do instrumental até o suporte direto ao cirurgião durante os procedimentos, respeitando os protocolos de biossegurança e as boas práticas hospitalares”, destacou.
Newton disse ainda que investir na capacitação contínua dos profissionais é uma estratégia que reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. “Os profissionais conseguem atuar com mais segurança, precisão e eficiência na assistência ao ato cirúrgico. Assim, fortalecemos o compromisso do hospital com a excelência assistencial e o desenvolvimento profissional de nossas equipes”, concluiu.
O técnico de enfermagem, Anderson Lopes, é um dos alunos da formação. Admitido ao HUPAA há pouco mais de um mês, ele contou que nunca havia feito instrumentação nos oito anos de experiência profissional. “Aqui no HU estou aprendendo a desenvolver uma nova habilidade. Em toda minha experiência, só sabia dar apoio fora do centro cirúrgico, agora consigo arrumar a mesa, separar pinças e dar suporte diretamente ao cirurgião”, comparou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh