Notícias
PESQUISA EM SAÚDE
FAMED/UFAL promove Encontro Internacional de Pesquisa em Saúde sobre doenças autoimunes sistêmicas
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL) sediará, no dia 19 de novembro de 2025, a partir das 9h, o Encontro Internacional de Pesquisa em Saúde, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir os avanços científicos no campo das doenças autoimunes sistêmicas.
Com o tema “Ciência sem fronteiras: linhas de pesquisa e avanços em biomarcadores e mecanismos das doenças autoimunes sistêmicas”, o evento propõe um diálogo interdisciplinar sobre novas descobertas em diagnóstico, tratamento e compreensão dos mecanismos biológicos dessas doenças, que desafiam a medicina moderna pela complexidade de seus fatores etiológicos.
O encontro tem como objetivo fortalecer parcerias científicas entre instituições nacionais e internacionais, incentivar a produção de conhecimento em rede e a formação de novos pesquisadores. Além disso, será uma oportunidade para divulgar resultados recentes de estudos sobre biomarcadores e mecanismos moleculares que podem contribuir para diagnósticos mais precoces e tratamentos personalizados.
Programação
-
09h30 – Aula 1: Translational epidemiology in Autoimmune Disease
Profa. Dra. Valeria Valim – UFES – Brasil -
09h50 – Aula 2: Bröegelman Research Lab Portfolio and Collaboration Opportunities
Prof. Dr. Piotr M. Mydel – University of Bergen – Noruega -
10h10 – Aula 3: Unlocking Autoimmune Clues: Advanced Staining Techniques in Chronic Inflammation
Profa. Dra. Marta Kaminska – University of Bergen – Noruega -
10h30 – Aula 4: New Perspectives on Memory B Cells as Biomarkers in Systemic Autoimmune Diseases
Prof. Dr. Thiago Sotero Fragoso – UFAL – Brasil -
10h50 – 11h10 – Perguntas e Discussão
A coordenação do evento está a cargo do Dr. Thiago Fragoso, professor e pesquisador da FAMED/UFAL, coordenador do serviço de reumatologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e líder do grupo de pesquisas em doenças autoimunes da universidade. A iniciativa conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) e do HUPAA, integrando as ações institucionais vinculadas ao Selo ODS Educação 2030, reforçando o compromisso da UFAL com a ciência, a inovação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Por Monica Assunção com revisão de Rejane Lessa