Notícias
OUTUBRO ROSA
Cacon: Humanização define ação no Hospital Universitário
Sorrisos, música, café da manhã, maquiagem, massagem. Ontem, 18/10, foi assim no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Cacon/Hupaa). A iniciativa foi realizada pelo grupo “Rompendo Mais Fronteiras”, no intuito de proporcionar um dia diferente para os pacientes que realizam tratamento de câncer no HU.
L.S, 67 anos, usou o dia para fazer maquiagem. Com alegria, a paciente disse que gostou muito do dia. “Estou achando uma delícia, uma coisa linda, maravilhoso”, frisou. Ela ainda acrescentou afirmando que o Hospital presta assistência de qualidade. “Aqui é uma casa. “Eu amo aqui”, declara. J.N, 57 anos, esposo e acompanhante de L.P, aproveitou a manhã para pedir que o grupo cantasse parabéns para a sua enteada, que estava também acompanhando a mãe no momento da quimioterapia. J.C, 59 anos, disse que o Cacon diariamente é animado, mas que, ontem, estava mais. “Tudo legal, tudo bonito. “Melhora o bem-estar do paciente”, declarou.
A ação fez parte da programação do Outubro Rosa do Hupaa. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) é referência no tratamento de câncer no estado de Alagoas.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.