Notícias
Evento
Huol-UFRN promove simpósio sobre atuação multiprofissional e inovação em saúde
Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) realizou, na última sexta-feira (19), o seu primeiro Simpósio Multiprofissional. Com o tema “Atuação Multiprofissional e Inovação em Saúde”, o evento aconteceu no auditório Mariano Coelho e teve como objetivo central fomentar o debate sobre um cuidado integral, humanizado e interprofissional no contexto hospitalar.
O simpósio foi direcionado a enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A programação foi estruturada em conferências, mesas-redondas e discussões de casos clínicos, privilegiando a troca de experiências entre as diferentes categorias.
Segundo o fisioterapeuta e representante da comissão organizadora, João Pedro Santana, a ideia do simpósio surgiu diante da necessidade de atualização da equipe multiprofissional do hospital. “O trabalho multiprofissional é fundamental para a promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico preciso e tratamento eficaz. Assim, o evento é importante para o fortalecimento da atuação multiprofissional no SUS e a interação entre os profissionais”, afirmou.
“Promover o encontro entre diferentes áreas para debater experiências e explorar soluções inovadoras contribui para o fortalecimento do trabalho em equipe, a qualificação da assistência e o desenvolvimento de uma cultura colaborativa”, destacou João Pedro.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do chefe da Divisão Médica, Igor Marreiros; do chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Raphael Nepomuceno; da chefe substituta da Unidade Multiprofissional, Thereza Guedes; e do representante da comissão organizadora do Simpósio, João Pedro Santana.
Em sua fala, o chefe da Divisão Médica reforçou a importância da atuação transprofissional na instituição. “É necessário descentralizar as nossas práticas de saúde para que todas as áreas consigam dar a sua contribuição, e isso envolve uma comunicação fluida e positiva entre os profissionais”, reforçou Igor.
Foram abordados no evento temas como: o uso de tecnologia e IA na saúde pública, linhas de cuidado e desafios no trabalho conjunto, estratégias para melhorar a comunicação e reduzir erros, comunicação positiva, relatos de experiências exitosas a partir da abordagem interprofissional e interação entre áreas.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh