Notícias
SEGURANÇA
Huol-UFRN implementa Brigada de Incêndio
O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), implementou a Brigada de Incêndio. O grupo, integrado por 92 colaboradores de diferentes áreas, é responsável pela prevenção e combate de princípios de incêndio.
A composição da Brigada de Incêndio atende os princípios da NBR 14276, norma responsável pelos requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de Brigadas de Incêndio; além da Norma Regulamentadora NR-23 que abrange a proteção contra incêndios. Além disso, o Huol-UFRN também segue os preceitos da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte - IT 17/2018.
A instituição da Brigada de Incêndio do Huol-UFRN foi publicada na Portaria-SEI 420, de 30 de novembro de 2021, divulgada em Boletim de Serviço nº 276, de 23 de dezembro de 2021.
Um treinamento teórico e prático, realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021, contou com simulações de situações de incêndio, aplicação dos métodos de extinção e dos agentes extintores, utilização correta dos equipamentos de proteção individual e operação dos equipamentos de combate a incêndio. O curso foi organizado pelas Unidades de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) e Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost).
Ivanaldo Vicente do Nascimento Júnior, assistente administrativo da Unidade de Contabilidade Fiscal, é um dos colaboradores que compõe a Brigada de Incêndio no Huol-UFRN. "A Brigada de Incêndio tem uma função bastante honrosa dentro da instituição, pois serve para preservar a vida e os bens do nosso hospital. A maior lição do treinamento foi confirmar que o trabalho em equipe é sempre a base para um trabalho bem executado”, avalia Ivanaldo. “Sinto-me realizado por saber que posso ser um agente multiplicador desse conhecimento”, conclui.
Sobre a Rede Ebserh
O Huol faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.