Notícias
Parceria
Huol recebe visita do Ministério Público para fortalecer parceria e discutir desafios da saúde pública
Natal (RN) – Na última quinta-feira (2), o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita de promotoras do Ministério Público do Rio Grande do Norte. A visita teve como objetivo conhecer as instalações, o funcionamento do hospital e discutir os desafios enfrentados pela unidade no atendimento à população.
Estiveram presentes as promotoras Iara Pinheiro, responsável pelos procedimentos de pacientes internados; Kallina Filgueira, responsável pelos procedimentos de pacientes ambulatoriais; e Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop Saúde). Elas participaram de uma reunião com o colegiado do Huol, onde foi apresentado o relatório anual do Hospital.
Durante o encontro, foram discutidos os principais gargalos da rede de saúde que impactam diretamente o trabalho do hospital, como a necessidade de profissionais, equipamentos e a organização do fluxo de pacientes. A discussão teve foco em entender a realidade operacional do Huol para buscar soluções conjuntas.
A superintendente do Huol, Eliane Pereira, destacou o papel estratégico do hospital, que é uma referência em alta complexidade no estado, e a importância do diálogo com os órgãos de controle. “Consideramos muito salutar esse encontro no sentido de fortalecer a parceria entre o Huol e o Ministério Público. Estamos sempre prontos para ajudar, colaborar com transparência e ética, melhorar a oferta de serviços e otimizar o caminho do paciente dentro da rede”, afirmou a superintendente.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh