Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no Huol: 184 atendimentos especializados foram ofertados nesse sábado (13)
Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’ com 184 atendimentos realizados no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Coordenadora da Gestão do Ensino da Ebserh, Rosuita Bonito, esteve presente no mutirão do Huol-UFRN e, em seu discurso, destacou o papel dos Hospitais Universitários Federais no fortalecimento do SUS. “Nós estamos dando a nossa contribuição para o Programa Mais Especialistas no Brasil, mobilizando os nossos hospitais para que aumentem as ofertas dos serviços que estavam agendados e, por alguma razão, não tinham sido atendidos. Isso possibilita que muitas pessoas que estavam aguardando na fila sejam contempladas com essa ação de esforço coletivo dos nossos colaboradores”, declarou.
Durante a ação, foram realizadas cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina foram submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizou exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo a superintendente do Huol, Eliane Pereira, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “Mobilizamos nossos funcionários em prol de uma grande ação que a Ebserh vem desenvolvendo, e o Huol não poderia ficar de fora disso, como hospital de referência no Rio Grande do Norte. Ofertamos exames e cirurgias para atender a população, ajudar na redução de filas e trazer acesso também a mais especialistas”, destacou.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Elyeberton Lima, que tinha fortes crises de garganta e aguardava pela cirurgia há três anos. O paciente foi um dos beneficiados com as cirurgias de otorrinolaringologia realizadas no mutirão.
Para o residente em cirurgia geral, Arleison Oliveira, atuar no mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “Para a gente é muito importante ajudar a comunidade com a realização de cirurgias ambulatoriais. Além disso, é uma oportunidade muito grande, enquanto residentes da cirurgia geral, estar junto com os preceptores aprendendo cada dia mais”.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Paulina Oliveira, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh