Notícias
CUIDADO ESPECIALIZADO
Conscientização e inclusão na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Natal (RN) – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente de 21 a 28 de agosto, conforme estabelecido pela Lei n° 13.585/2017. O objetivo é promover a conscientização e a inclusão, além de combater o preconceito e a discriminação. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população com dois anos ou mais. Os dados foram coletados no 3º trimestre de 2022.
No Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) há intervenção pediátrica da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional para oferecer um atendimento adaptado.
O enfoque da Terapia Ocupacional é considerar as particularidades de cada indivíduo, buscando construir caminhos para enfrentar as dificuldades e promover uma vida plena e produtiva. A terapeuta ocupacional do Huol, Karina Sampaio da Silva explica: “A Terapia Ocupacional tem o enfoque principal na autonomia do paciente, diante de suas limitações”.
Dessa forma, Karina destacou a importância de oferecer recursos auxiliares e adaptados. “Avaliação, traçando um plano de tratamento a fim de desenvolver habilidades motora, cognitiva, prescrevendo e confeccionando adaptações. Realizando treino de atividades de vida diária (alimentação, higiene, vestuário), estimulando a participação social”, disse a terapeuta ocupacional.
“Diante da escarces destes profissionais da rede pública, percebemos a oportunidade de outras crianças serem assistidas de forma digna e de qualidade estimulando assim o desenvolvimento neuropsicomotor”, ressalta Karina. Os atendimentos acontecem de forma semanal. Os pacientes são regulados pela rede de assistência aos serviços de terapia ocupacional e fonoaudiologia e referenciados pelo ambulatório de pediatria do hospital.
Karina Sampaio destaca a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para a conscientização da população sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o acesso a dispositivos de saúde e educação e provocar o poder público na abertura de outros serviços, que contemplem este público”.
Entendendo a Deficiência Múltipla
As principais causas da deficiência múltipla são lesões cerebrais congênitas ou adquiridas, como hipóxia (diminuição no suprimento de oxigênio) cerebral por asfixia perinatal, afogamento, parada cardiorrespiratória, complicações cardiológicas, acidentes vasculares, traumatismos cranioencefálicos, entre outros.
Os principais sinais e sintomas incluem deficiências motoras, cognitivas, baixa visão, baixa audição, transtorno do espectro do autismo e epilepsia. O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica e exames complementares. O tratamento é multidisciplinar, com intervenção por meio de diversas especialidades médicas e terapias.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.