Notícias
CUIDADO
Simpósio Multiprofissional discute saúde da pessoa idosa
O número de pessoas com idade acima dos 60 anos deve dobrar até 2042 no Brasil, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para discutir sobre o envelhecimento da população e suas implicações no campo da saúde, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, sedia o I Simpósio Multiprofissional de Saúde da Pessoa Idosa.
O evento acontece no auditório professor Lindbergh Farias entre os dias 17 e 18 de outubro e é idealizado pela equipe da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush), em parceria com a UFPB e o HULW através da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Um dos objetivos é debater práticas multiprofissionais voltadas para a população idosa no contexto hospitalar e ambulatorial e também estimular a interdisciplinaridade no cuidado em saúde da pessoa idosa.
O gerente da GEP, Ângelo Melo, parabenizou os organizadores pela iniciativa e disse que o evento vai agregar muito no que se refere a ampliação das discussões que promovam a melhoria na qualidade de vida do paciente idoso. “Evento desse tipo traz grandes benefícios para todos os que fazem o hospital, no sentido de capacitação e troca de experiências”, disse.
O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba, João Euclides Braga, falou sobre a importância do evento no sentido de estimular a atuação multiprofissional na saúde do paciente idoso. “O Brasil hoje, em virtude das tecnologias de cuidado em saúde e também de políticas públicas, possibilitou longevidade com melhor qualidade de vida. Nós, profissionais de saúde, temos um papel fundamental nesse panorama. Esse simpósio é um espaço de qualificação e requalificação aos residentes e população externa ao HULW”, comentou.
A geriatra do HULW e professora da UFPB, Manuella Toledo, destacou aspectos fisiopatológicos do envelhecimento na palestra que abriu a programação do Simpósio. O médico, também geriatra, Eduardo Gomes, discorreu sobre a assistência ao idoso hospitalizado. A médica Rafaella Cordeiro abordou cuidados paliativos. Ainda na programação do primeiro dia do encontro, foi formada uma mesa redonda para discutir sobre “Os gigantes da geriatria”, com a fisioterapeuta Erika Alves, a enfermeira Sanni Oliveira e a médica geriatra Ana Laura Medeiros.
Na sexta-feira, dia 18, o encontro iniciou com uma mesa redonda sobre Cognição, memória e linguagem, com o fonoaudiólogo Ivonaldo Leidson Barbosa, o neuropsicólogo Bernardino Calvo e a terapeuta ocupacional Lívia Araújo. Na quarta palestra do simpósio, a assistente social Dandara Batista falou sobre as políticas sociais e direitos da pessoa idosa. Também ocorreram palestras sobre Disfagia e demandas nutricionais em pessoas idosas, com a nutricionista Raquel Moura e o fonoaudiólogo Leandro Pernambuco; e sobre medicamentos inapropriados, com o farmacêutico Rafael Fonseca.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh