Notícias
COMEMORAÇÃO
Sessão especial do Congresso Nacional homenageia HULW pelos 45 anos de atuação e UFPB pelo aniversário de 70 anos
Brasília (DF) – O início das comemorações aos 45 anos do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi marcado por sessão solene do Congresso Nacional no Plenário do Senado Federal. O ato, realizado na tarde desta quinta-feira (6), também celebrou os 70 anos de atuação da UFPB, maior instituição de ensino superior do Estado da Paraíba.
A sessão teve a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Juscelino Pereira Silva; da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano; do superintendente do HULW-UFPB, Alexandre Medeiros; e do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi. O requerimento foi proposto pelo senador Veneziano Vital do Rêgo.
Beltrammi, que na ocasião representou o presidente da estatal, Arthur Chioro, parabenizou o Hospital Universitário Lauro Wanderley e a UFPB e frisou a relevância das instituições nos campos da saúde, do ensino, da pesquisa e da inovação. Durante sua fala, o vice-presidente da Ebserh citou ainda o Dia E, iniciativa da Ebserh para ampliar a assistência por meio de procedimentos realizados nos HUs aos sábados.
“No dia 5 de julho, por exemplo, o Lauro Wanderley produziu mais de 80 procedimentos, beneficiando pessoas que aguardavam cuidados em saúde. Em 13 de setembro, esse número passou de 900. Em todo o país, foram mais de 12 mil procedimentos em julho e 34 mil em setembro em um único dia. Vem aí o novo Dia E em 13 de dezembro”, informou, acrescentando ainda a nova linha do Programa de Aceleração do Crescimento lançada pelo Governo Federal para os hospitais universitários com recursos de mais de R$ 1,7 bilhão.
Registraram presença na sessão especial também o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; a reitora da Universidade Federal de Brasília (UnB), Rozana Reigota Naves; o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Farias; a vice-reitora da UFPB, Mônica Nóbrega; o gerente de Atenção à Saúde do HULW, Alexandre Araruna; o gerente de Ensino e Pesquisa, Luciano Gomes; o gerente Administrativo André Coelho; e a diretora do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB e presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Maria Soraya Pereira.
“Hoje celebramos os 70 anos da UFPB e os 45 anos do HULW. Somos partes de um mesmo sonho que foi se concretizando em momentos diferentes: o da garantia de acesso à educação de qualidade, o do desenvolvimento socioeconômico e o de uma saúde pública de excelência com universidade, integralidade e equidade como previsto no SUS, especialmente na expansão do acesso à atenção especializada”, pontuou o superintendente Alexandre Medeiros.
A reitora Terezinha Domiciano agradeceu a iniciativa e apresentou dados da UFPB, enfatizando o papel transformador da Universidade. “Somos hoje uma universidade que honra sua origem e amplia sua missão. Somos patrimônio público do conhecimento, da inclusão social, do respeito à diversidade e do compromisso ambiental e com a educação pública, gratuita, laica, equânime e socialmente referenciada”, disse.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, que presidiu a sessão, fez um pronunciamento sobre o panorama das instituições e congratulou a UFPB e o HULW. “É uma oportunidade para expressarmos nosso orgulho a estes estimados patrimônios dos paraibanos, que se destacam pela trajetória de conquistas nos campos da saúde, do ensino, da pesquisa e da inovação”, sublinhou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh