Notícias
ASSISTÊNCIA
HULW-UFPB promove mutirões para beneficiar pacientes que aguardam consulta de Nefrologia pelo SUS
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, está beneficiando dezenas de pacientes renais crônicos com uma série de mutirões em novembro. No dia 1°, foi a vez da primeira ação, que integra o Projeto “Ebserh em Ação” e tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Araruna, serão três mutirões de Nefrologia agendados para acontecer no mês de novembro, sendo que os próximos serão nos dias 22 e 29 nos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa é fruto de parceria entre o HULW, a Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, responsável por proceder com a regulação dos usuários.
Após passarem pela triagem, os pacientes são encaminhados para consulta com nefrologista e serão submetidos a exames e outros procedimentos necessários. Atualmente, o município de João Pessoa registra uma fila com cerca de 1 mil pacientes renais crônicos aguardando por atendimento.
Araruna destaca que essas ações vão possibilitar o diagnóstico correto e o tratamento adequado para pacientes que, em muitos casos, convivem com a doença sem ter conhecimento do quadro. “Nosso propósito é vencer essa fila com a realização dos três mutirões nesses sábados de novembro. Todos os pacientes serão encaminhados, já com os exames necessários, para acompanhamento seja nas unidades básicas de saúde, seja no Ambulatório de Nefrologia do HULW”, enfatizou Araruna.
“Estamos muito felizes em poder contribuir com essa força tarefa em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria de Saúde de João Pessoa cumprindo o nosso papel de melhorar o acesso à atenção especializada com qualidade, contribuindo também com o programa Agora tem especialistas, do Governo Federal”, ressaltou o superintendente Alexandre Medeiros.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Paraíba (SBN-PB) e coordenador da disciplina de Nefrologia da UFPB, Pablo Rodrigues Costa Alves, a iniciativa também faz parte do projeto Nefro em Rede, que tem como objetivo zerar a fila de consultas aguardando por consulta especializada na macrorregião de João Pessoa.
“Para nós da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa é uma alegria estar aqui hoje nesse mutirão maravilhoso. É uma ação fundamental para qualificar a rede de atenção à saúde para os pacientes portadores de doença”, disse o chefe da Regulação de João Pessoa, Eduardo Simon.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh