Notícias
OFICINA
HULW-UFPB promove evento sobre residência e amplia diálogo para melhoria da formação em saúde
João Pessoa (PB) – Cerca de 260 residentes participaram da 1ª Oficina de Residências promovida pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Ebserh. Gestores e colaboradores do HULW estiveram presentes na abertura, realizada na sexta-feira, 5, no Auditório de Fonoaudiologia da UFPB.
Entre os objetivos do evento está promover a integração e a capacitação do corpo de residentes do hospital através de oficinas práticas de interação e desenvolvimento acadêmico-profissional. O superintendente do HULW, Alexandre Medeiros, enfatizou que o hospital tem investido em melhorias na assistência e no ensino, a fim de oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população do SUS e se firmar como referência na formação da comunidade acadêmica da UFPB.
A coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh, Rosuita Fratari Bonito, agradeceu o convite para participar do evento e destacou que o papel da Ebserh na formação é o de garantir um espaço de prática de qualidade para os residentes. “Para mim é um prazer imenso estar aqui. Eu quero ouvi-los e levar para a Sede aquilo que os residentes da UFPB precisam para que tenham uma formação cada vez mais qualificada. A gente precisa de vocês para atender à nossa população”, disse.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa, Luciano Gomes, a 1ª Oficina foi um momento de reflexão sobre as necessidades e as potências que existem nos programas de residências realizados no Hospital Universitário Lauro Wanderley. “Para nós que estamos na gestão do ensino e da pesquisa, é extremamente importante essa escuta com todos os residentes para a construção de soluções a fim de obtermos melhoria na formação”, disse.
Na mesa de abertura, marcaram presença o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros; o gerente de Ensino e Pesquisa, Luciano Bezerra Gomes; o coordenador geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, Ricardo Romão Guerra, representando a reitora Terezinha Domiciano; a coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh, Rosuita Fratari Bonito; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, Thais Josy Castro de Assis; e o representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida. Representando a residência, estiveram os residentes de Clínica Médica, Sávio Nixon Passos Luz, e o residente multiprofissional, Daniel Gonçalves.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh