Notícias
ASSISTÊNCIA
HULW-UFPB implementa novo protocolo de gestão de leitos para reduzir tempo de internação
João Pessoa (PB) – Durante o mês de agosto o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou o marco zero da instituição de um novo protocolo de gestão de leitos na Unidade de Clínica Médica (UCM). O objetivo é reduzir o tempo de internação, que atualmente é de 14 dias, para menos de dez dias, o que resultará em um aumento na capacidade de atendimento na internação.
“Em 2020 o tempo de internação na UCM era de 20 dias, e em cinco anos conseguimos diminuir para 14 dias. A redução de 4 dias representou 500 pacientes a mais atendidos durante esses 5 anos, o que é a mesma coisa que você construir mais 20 leitos”, afirmou o chefe da Unidade de Clínica Médica do HULW-UFPB, Fabyan Esberard. Ele explicou, ainda, que a equipe multidisciplinar UCM organizou os dados de todos os pacientes e trabalhará pendências para otimizar o giro do leito.
O marco zero da implementação do protocolo foi celebrado com a presença do Superintendente do HULW-UFPB, Alexandre Figueiredo, o Gerente de Atenção à Saúde do hospital, Alexandre Araruna, além da presença de médicos, enfermeiros, residentes, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar da internação.
Alexandre Figueiredo comentou a importância e a satisfação com o início de uma nova cultura no hospital, que beneficiará os usuários e contribuirá para a formação de novos profissionais. “Nós compartilhamos do desejo de que o hospital tenha cada vez mais força para ser o melhor hospital da Paraíba, uma instituição de vanguarda, pois ele é um hospital escola, possui a melhor estrutura e, a partir do momento que ele se moderniza, temos que aumentar a nossa capacidade de receber pacientes”, destaca.
A gestão se colocou à disposição para apoiar a equipe no cumprimento do protocolo, contribuindo para a garantia do abastecimento de insumos, padronização de medicamentos e buscando recursos para a realização de melhorias estruturais. “O objetivo é fazer diferente, com excelência e inovação”, concluiu o Superintendente.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh