Notícias
ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE
HULW encerra Semana de Segurança do Paciente com atividades educativas sobre medicamentos de alto risco
A VI Semana de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), rendeu muita disseminação de conhecimento, mas também momentos de descontração entre colaboradores. A programação começou na quinta-feira, com um evento on-line, e foi encerrada nesta sexta-feira (29), com a realização de várias atividades educativas sobre prescrição correta de Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs), tema abordado no hospital-escola em 2022.
De forma geral, a campanha Abril Pela Segurança do Paciente este ano teve como tema "O autocuidado para a Segurança do Paciente com o uso seguro de medicamentos". Já o lema adotado foi "O autocuidado está em suas mãos! Cada um fazendo a sua parte, todos ficam seguros!"
Para sensibilizar profissionais, usuários e acompanhantes do Lauro Wanderley sobre o assunto, foram montadas estações de trabalho no hall dos elevadores, que estava todo ornamentado. Houve atividades interativas diversas, como jogo da memória e quiz (questionários com perguntas e respostas), além da distribuição de folders sobre a meta internacional número 3, que é “Segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos”.
Com a proposta de chamar a atenção do público sobre os MAVs (medicamentos que apresentam risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização), funcionários do HULW se vestiram de vermelho e utilizaram tarjas de medicamentos. Um varal estilizado também trazia cartazes com a descrição detalhada de alguns medicamentos e os riscos que oferecem, a exemplo do cisatracúrio, que pode causar hipotensão severa e bradicardia, e do propofol, que oferece risco de depressão respiratória e parada cardíaca.
“A participação do público transeunte foi bem expressiva, desde a Alta Gestão até pacientes, estudantes e profissionais. Esperamos ter sensibilizado sobre a importância da meta 3, buscando a segurança em todas as etapas do processo de medicação: da prescrição, passando pela dispensação até a administração do medicamento, garantindo um cuidado seguro para o paciente", afirmou Lecidamia Cristina Leite, chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP).
O principal objetivo da VI Semana de Segurança do Paciente do HULW, organizada pelo Setor de Gestão da Qualidade, foi sensibilizar a comunidade que trabalha e frequenta o hospital-escola sobre as metas internacionais de segurança do paciente. A iniciativa integra o Programa Ebserh de Segurança do Paciente, que contempla um conjunto de diretrizes e recursos para que os hospitais da rede possam implementar as ações previstas no Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde em 2013.
Unidade de Comunicação Social - HULW-UFPB/Ebserh
Por Angélica Lúcio - Jornalista