Notícias
OUTUBRO ROSA
HULW beneficia 35 pacientes do SUS em mais um mutirão de reconstrução mamária
João Pessoa (PB) – A cirurgia reparadora em mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama faz toda a diferença na vida da paciente mastectomizada, e significa, além da reparação física, a reconstrução emocional, renovando a autoestima. Visando beneficiar esse público, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, vai realizar mais um mutirão de reconstrução mamária nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro.
As cirurgias vão beneficiar 35 pacientes, sendo que 20 serão submetidas a procedimentos de reconstrução mamária e 15, que realizaram a cirurgia no último ano, irão receber a pigmentação da aréola — uma etapa importante do processo de finalização estética. O mutirão é iniciativa do Instituto À Flor da Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Paraíba (SBM-PB). A ação ganha ainda mais força neste Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.
A mastologista do HULW, Ana Thereza Uchôa, ressalta que o mutirão é fruto de um trabalho coletivo e articulado dentro do Lauro Wanderley. “Os médicos realizam os atendimentos e as cirurgias, os profissionais do Núcleo Interno de Regulação (NIR) resolvem toda a parte burocrática, os enfermeiros prestam assistência no bloco cirúrgico e nas enfermarias, e os maqueiros fazem o transporte das pacientes com todo o cuidado necessário”, afirmou.
Benefícios superam a estética
Além do aspecto físico, a reconstrução tem um impacto profundo na autoestima das mulheres. Segundo a médica, a micropigmentação da aréola e do mamilo representa uma etapa simbólica e transformadora: “Ela resgata a autoestima feminina ao devolver, de forma artística, uma parte do corpo que foi perdida”, disse.
Ana Thereza também destacou a importância do apoio externo para a continuidade do projeto do Instituto À Flor da Pele, que tem como foco a realização de cirurgias para reparação de mama. “A participação da sociedade civil é fundamental nesse processo, já que precisamos de recursos para a compra de próteses de silicone, sutiãs pós-operatórios, meias antitrombo e outros insumos indispensáveis”, reforça.
SAIBA MAIS – A reconstrução mamária é indicada para mulheres que passaram por mastectomia total ou parcial — retirada cirúrgica da mama — e que ainda não tiveram acesso ao procedimento reconstrutivo, essencial para a recuperação física e emocional das pacientes.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Aline Freitas e Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh