Notícias
CUIDADO MULTIPROFISSIONAL
Hospital Universitário Lauro Wanderley marca presença no 2° Simpósio Multidisciplinar Unificado
João Pessoa (PB) – Para debater sobre o cuidado multiprofissional e o papel desses profissionais na assistência em saúde, vai acontecer o 2° Simpósio Multidisciplinar Unificado nos dias 14 e 15 de outubro. O evento é uma iniciativa conjunta do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), ambos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O tema desta edição do evento será “Olhares multiprofissionais sobre o adoecimento crônico: o cuidado nos diferentes níveis de complexidade”. A programação conta com palestras no horário das 14h às 17h ministradas por profissionais do HULW, do HUAC e do HUJB, abordando as especialidades de odontologia, farmácia, psicologia, educação física, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.
Na terça-feira (14), as temáticas são as seguintes: “Manejo odontológico das doenças crônicas no ambiente hospitalar”; Atuação do Farmacêutico clínico na assistência ao paciente com adoecimento crônico”; “Atuação da Psicologia Hospitalar frente a diagnósticos de doenças crônicas”; “A contribuição de programas de exercícios físicos como estratégia não farmacológica no manejo da obesidade”; “A contribuição da Fonoaudiologia nos cuidados ao paciente crônico”; “Comunicação como ferramenta de humanização: o serviço social e a escuta qualificada nos serviços de saúde”; e “Assistência terapêutica ocupacional aos pacientes com insuficiência cardíaca no contexto hospitalar”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh