Notícias
REESTRUTURAÇÃO
HULW implanta ações para aperfeiçoar assistência em cuidados paliativos pelo SUS
João Pessoa (PB) – Visando otimizar a assistência e ampliar as estratégias para seguir com o cuidado humanizado, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, implantou novas ações relacionadas aos Cuidados Paliativos.
A gestão anunciou, em evento realizado no dia 8 de outubro no Auditório Lindbergh Farias, a reestruturação da equipe e a adoção de estratégias para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes com uma doença grave que limita ou ameaça a vida, e dos familiares. “Os cuidados paliativos trazem ao paciente a dignidade e o melhor dos cuidados no instante que lhe é mais importante. O HULW toma para si a responsabilidade de liderar este modelo em sua unidade assistencial, sendo referência para todo o estado da Paraíba”, destaca o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Araruna.
O chefe da Divisão Médica do HULW, Madson Mariz, realizou uma apresentação sobre a temática e anunciou a consolidação das estratégias dos cuidados paliativos no HULW em consonância com a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP). O reuniu as principais chefias de unidades ligadas à Gerência de Atenção à Saúde (GAS), incluindo as áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clínica Médica e Clínica Pediátrica, demonstrando o envolvimento transversal da instituição.
A Política Nacional de Cuidados Paliativos estabelece as bases para a organização dos cuidados paliativos na Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo atenção integral, humanizada e de qualidade técnica para pessoas que apresentam condições de saúde que ameaçam a continuidade da vida, estendendo aos seus familiares e cuidadores.
Os cuidados paliativos devem ser iniciados tão logo o diagnóstico de uma doença grave seja feito, mesmo que ainda haja intenção curativa. Quanto mais cedo, mais benefícios para o paciente e a família.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh