Notícias
WEBINAR
Evento on-line abordou relação entre urticária e covid-19
Como a covid-19 pode influenciar na sua urticária? Vacinas contra o coronavírus podem piorar ou causar urticária? Para responder a dúvidas como essas, o Programa Ucare 4U promoveu, no dia 24 de março, o 2º Webinar “Tudo sobre covid-19 e urticária”. O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) atua desde 2019 como uma Ucare - Centro de Referência Internacional em Urticária e atende pacientes de todo o Estado.
O evento, voltado para pacientes e profissionais de saúde, teve como principal objetivo levar informação gratuita para pessoas afetadas pela urticária, especialmente diante do cenário de pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2.
O webinar abordou como a infecção pela covid influencia na urticária, e os possíveis efeitos causados pela vacina contra o coronavírus em pessoas com urticária. Também foi aberto um momento para perguntas e respostas com a participação de palestrantes de vários países.
Em 2019, o Lauro Wanderley passou a ser referência mundial no tratamento da urticária. Além de melhorar o diagnóstico e o tratamento, a finalidade dessa certificação internacional é padronizar a abordagem ao paciente com urticária. Isso quer dizer que o usuário do HULW recebe o mesmo atendimento de uma pessoa que se dirija a uma Ucare, por exemplo, em São Pauto ou Berlim.
A urticária crônica afeta cerca de 1% da população e, na maioria das vezes, tem duração de seis meses a cinco anos. Durante a crise, o paciente desenvolve lesões vermelhas e inchadas que coçam muito. Infecções, estímulos físicos (calor, sol, pressão, esforço físico, frio) e picada de insetos estão entre as causas da doença.
Unidade de Comunicação Social - HULW-UFPB/Ebserh
Por Jacqueline Santos - Jornalista