Notícias
VISITA TÉCNICA
Em visita ao HULW-UFPB, ministro em exercício da Saúde destaca parceria do hospital na ampliação do acesso ao SUS
João Pessoa (PB) – Em passagem pela Paraíba, o secretário-executivo e ministro em exercício da Saúde, Adriano Massuda, visitou o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, na tarde desta quinta-feira (16). O ministro percorreu setores como o Centro de Pesquisa Clínica (CPC) e o Centro de Simulação Realística, e destacou a importância do Hospital na oferta de atendimento especializado e de qualidade à população e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O HULW é um parceiro estratégico do Ministério da Saúde, seja na prestação de serviços assistenciais com oferta de cuidados especializados, seja na formação e qualificação profissional. A gente viu os dados de como a produção do Hospital tem sido ampliada em consultas, exames e cirurgias, demonstrando compromisso com a nossa saúde pública e com a qualificação dos especialistas brasileiros”, destacou.
Durante reunião com o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros, o superintendente em exercício e gerente de Ensino e Pesquisa, Luciano Gomes, e o gerente de Atenção à Saúde, Alexandre Araruna, foram apresentados projetos desenvolvidos no Lauro Wanderley para a otimização da estrutura, a exemplo da construção do Centro Obstétrico, e ações que visam a melhorar a assistência, como investimentos na aquisição de equipamentos e na capacitação profissional, além dos projetos ligados à pesquisa, extensão e inovação em andamento no hospital.
No estado, Adriano acompanhou o início das atividades de uma das ações do programa do Ministério da Saúde (MS) “Agora Tem Especialistas”: duas carretas da saúde da mulher estão nas cidades de Campina Grande e de Patos, levando atendimento especializado de forma itinerante para reduzir a fila para consultas, exames e cirurgias pelo SUS.
Na Paraíba, apenas em outubro serão mais de 4,6 mil atendimentos que vão beneficiar 1,5 mil pacientes da rede pública. Segundo o ministro, o agendamento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais e estaduais, que são parceiras nessa ação realizada pelo MS em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), com investimento federal de R$ 18,9 milhões.
Em todo o país, a expectativa é disponibilizar a circulação de 150 unidades móveis até 2026, visando facilitar o acesso à assistência em saúde para a população. Essa iniciativa integra os 10 eixos do Agora Tem Especialistas, que tem como estratégia central a mobilização de toda a estrutura de saúde do Brasil, incluindo a parceria público-privada.
Visita à UFPB
A agenda do ministro em exercício Adriano Massuda contou com uma reunião na Universidade Federal da Paraíba. O encontro teve como foco o fortalecimento da integração da UFPB ao SUS e o aprimoramento da atenção especializada no país. O superintendente, Alexandre Medeiros, e o gerente de Ensino e Pesquisa, Luciano Gomes, acompanharam Massuda no encontro que teve a presença da reitora Terezinha Domiciano; da vice-reitora Mônica Nóbrega; do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Fabiano Gonzaga; da diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT/ETS), Soraya Pereira; e do Pró-Reitor de Administração (PRA), George Beltrão.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh