Notícias
COMUNICAÇÃO EFICAZ
Colaboradores do HULW recebem mais uma edição do treinamento de porta-vozes da Ebserh
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, recebeu mais uma edição do “Treinamento de Comunicação e Oratória para Comunicadores e Porta-Vozes da Rede Ebserh”. O primeiro curso sobre a temática foi realizado em julho do ano passado.
O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Ebserh. O treinamento iniciou como projeto piloto, em dezembro de 2022, no Complexo Hospitalar do Ceará, e está sendo realizado gradativamente nos demais hospitais da Rede. A capacitação conta com carga horária equivalente a 16 horas.
O curso, ministrado pela fonoaudióloga Luiza Aline Costa Monteiro, integrante da CCS, consta de conteúdo teórico e prático (por meio de diversas técnicas) para o desenvolvimento da oratória no ambiente de trabalho, para o aprimoramento da comunicação interpessoal e condutas apropriadas para atendimento à imprensa.
Segundo a chefe da Unidade de Comunicação Regional (UCR) 8, Maria Auxiliadora Costa, o êxito da primeira edição mostrou o quanto é transformador aprender a usar a voz com segurança, emoção e propósito. “Hoje, iniciamos mais uma etapa dessa caminhada de autoconhecimento e comunicação e temos novamente a honra de contar com a condução da fonoaudióloga Luiza Monteiro, profissional vinculada à Coordenação de Comunicação, cuja dedicação e sensibilidade fazem toda diferença nesta experiência”, destacou.
Ao todo, participaram cerca de 15 pessoas, entre representantes da Superintendência do HULW e da Gerência de Atenção à Saúde, Gerência de Ensino e Pesquisa e Gerência Administrativa. Após repassar os conteúdos de forma coletiva, Luiza Monteiro realizou atendimentos individuais com cada participante e repassou dicas para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas. Ao final de cada atendimento, o profissional recebeu um feedback com propostas personalizadas.
De acordo com Luiza, a comunicação está entre as habilidades mais valorizadas no ambiente de trabalho e é por meio dela que conexões são estabelecidas e conflitos são minimizados e até mesmo evitados. A especialista explica que os porta-vozes são representantes de uma instituição, seja interna ou externamente, e necessitam aprimorar as habilidades de comunicação.
“Promover o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos gestores, de modo que possam liderar com mais assertividade e representar melhor o próprio local de trabalho, faz parte do Programa de Formação de Porta-vozes da Rede Ebserh. Utilizando conhecimentos de Comunicação Empresarial e técnicas de Fonoaudiologia voltadas para a Oratória, abordamos um conteúdo com vistas a uma comunicação objetiva, clara e natural”, disse.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh