Notícias
CAPACITAÇÃO
Atendimento Antirracista é tema de curso voltado a colaboradores do HULW
João Pessoa (PB) – Os colaboradores do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, receberam mais uma capacitação por meio do projeto Diversidade e Letramento para Trabalhadores do SUS. No último dia 15 de outubro, foi a vez do curso Atendimento Antirracista.
A série de treinamentos engloba as seguintes temáticas: Atendimento Humanizado à População LGBTQIAP+ (com turmas nas datas de 31 de outubro, 7 e 18 de novembro e 5 de dezembro); Letramento racial, a ser realizado no dia 11 de novembro; Letramento PCD (Pessoa com Deficiência), marcado para 5 do próximo mês; e Letramento LGBT, que acontece no dia 29 deste mês.
A programação está sendo organizada pela Comissão de Desenvolvimento de Ações Afirmativas (CDAA) do HULW. Segundo a pedagoga e presidente da Comissão, Mércia Amâncio da Costa, o objetivo é promover atendimento humanizado e de excelência por parte de todos os profissionais que atuam no HULW, assegurando o cumprimento das leis, acolhendo e tratando o público de forma igualitária e respeitosa.
“Esses conteúdos exigem nossa atenção e reflexão para que possamos oferecer um serviço de saúde verdadeiramente humanizado — onde a técnica caminha lado a lado com o respeito ao próximo, independentemente da preparação e desenvolvimento social e educacional de cada profissional”, enfatiza a
O projeto Diversidade e Letramento para Trabalhadores do SUS aborda oito temas fundamentais: Letramento Direitos Humanos; Atendimento humanizado da população LGBTQIAPN+; Letramento PCD; Atendimento antirracista; Letramento de Gênero (Violência contra à Mulher; Letramento LGBT+; e Gestação e parto em homens trans e Letramento Racial.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh