Notícias
DOENÇA CRÔNICA
Ação educativa no HULW-UFPB reforça importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da psoríase
João Pessoa (PB) – Embora seja de base genética e não contagiosa, a psoríase ainda é alvo de muito desconhecimento por parte da população. Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo dessa doença crônica e autoimune da pele, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, realizou uma ação educativa.
Com o tema “Psoríase: o que você precisa saber”, a atividade contou com distribuição de material informativo e a participação de médicos, residentes e graduandos para orientar colaboradores, usuários e estudantes que circularam pelo hall dos elevadores na manhã desta quinta-feira (30). O momento marca o Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro.
Segundo a dermatologista Esther Palitot, a finalidade é promover a conscientização sobre a psoríase, abordando aspectos clínicos, causas, sintomas e formas de tratamento, bem como combater o preconceito e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico adequado.
“A ação visa orientar usuários, colaboradores e estudantes do HULW, incentivando o autocuidado e a busca por informação segura, contribuindo para a educação em saúde e a redução do estigma associado à psoríase”, explicou Esther, que coordena o Centro de Referência de Pesquisa, Apoio e Tratamento da Psoríase do HULW, um dos melhores do país e com reconhecimento internacional.
O HULW é o Centro de Referência do Estado da Paraíba que oferece assistência integral ao paciente com psoríase, além de ser ambiente de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de profissionais especializados na área. Atualmente, cerca de duas mil pessoas recebem acompanhamento da doença no Ambulatório de Dermatologia do Lauro Wanderley.
Tratamento é essencial para qualidade de vida
A psoríase é uma doença inflamatória, crônica e de base genética, que acomete a pele e pode comprometer as articulações. A psoríase em placas se caracteriza por manchas vermelhas cobertas por escamas e afeta locais como o couro cabeludo, gerando desconforto aos pacientes. Além disso, devido à aparência das lesões, a doença impacta na qualidade de vida, afetando o aspecto social e profissional dessas pessoas.
Apesar de não ter cura, o tratamento correto e contínuo permite o controle da doença e uma melhor qualidade de vida aos pacientes, que podem, inclusive, receber todo a assistência gratuita por meio do SUS, inclusive com a oferta de medicamentos e terapêuticas a exemplo da fototerapia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 1,3% da população brasileira convive com psoríase.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh