Notícias
HUL-UFS realiza primeiro encontro “Diálogos em Rede” sobre integridade e transparência
Lagarto (SE) – O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu na quarta-feira, 19, o primeiro encontro “Diálogos em Rede”, que teve como objetivo discutir práticas alinhadas à ética, à integridade e à transparência no contexto institucional.
O evento contou com palestras do ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, e do corregedor-geral, Reonauto Júnior.
Rezende destacou o papel de escuta, diálogo e aprimoramento desempenhado pela ouvidoria.
“É importante dizer que, na Ebserh, a ouvidoria tem atribuições que vão além do acolhimento ao cidadão, como exercer a atividade de autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação. O HUL está muito bem nesse quesito de transparência, e por isso está de parabéns. Há também a questão da LGPD: de um lado, precisamos ser transparentes, mas, de outro, proteger informações sensíveis de pacientes e colaboradores. Por isso, a ouvidoria também avalia se essas classificações estão sendo feitas corretamente”, afirmou.
Durante a palestra, o ouvidor também ressaltou a importância da comunicação:
“Nossas respostas precisam ser esclarecedoras. Se explicarmos minimamente como funciona, quais são os caminhos e o motivo da demora, muitos conflitos e reclamações seriam reduzidos. A comunicação organizacional muitas vezes se torna um problema — e em um hospital não é diferente”, completou.
Já Reonauto explicou o papel da auditoria como atividade independente de avaliação e assessoramento aos gestores, garantindo eficiência, conformidade e alcance dos objetivos institucionais.
“A auditoria analisa, por exemplo, o que pode ser feito para diminuir o gargalo da ocupação e repassa essas análises para a gestão. Por isso, o papel não é necessariamente buscar irregularidades, mas orientar. Porém, caso algo irregular seja encontrado, deve ser comunicado à corregedoria”, afirmou.
Ao final, os representantes da Ebserh destacaram a importância do encontro.
“Tivemos uma tarde muito proveitosa de discussões e esclarecimentos sobre integridade e transparência nos aspectos de ouvidoria e correcionais. Foi uma discussão muito profícua, na qual pudemos tirar dúvidas de gestores e trabalhadores. Esperamos que todo esse conhecimento seja o início da construção de uma cultura cada vez mais íntegra, voltada à melhoria do atendimento aos usuários do SUS”, disse Rezende.
Reonauto também avaliou positivamente a iniciativa:
“O evento superou as minhas expectativas. Aproveitamos a oportunidade para nos apresentarmos, para as pessoas conhecerem nosso projeto e entenderem o que fazemos. Precisamos nos aproximar dos trabalhadores para informá-los sobre os papéis da ouvidoria, da corregedoria e da auditoria, e como cada uma atua nesse ecossistema da integridade”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.