Notícias
GESTÃO
HUL-UFS conclui mais uma etapa do Lean nas Emergências
Projeto visa à diminuição de superlotação e ao aprimoramento da gestão de recursos
Publicado em
12/06/2025 14h50
Atualizado em
18/06/2025 07h39
Lagarto (SE) - O Hospital Universitário de Lagarto (HUL), integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu uma equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para mais uma etapa do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde que pretende diminuir a superlotação e aprimorar a gestão de recursos em urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
De acordo com o chefe da Divisão Médica do HUL-UFS/Ebserh, Alexandre Andrade, a participação do maior número possível de colaboradores no projeto é fundamental para o sucesso do Lean nas Emergências. “Temos diversos profissionais envolvidos no projeto. São participantes que atuam direta ou indiretamente no cuidado dos pacientes. Mas precisamos que a participação envolva ainda mais pessoas, idealmente todos que lidam com a assistência, já que nossa maior meta é trazer mais segurança, conforto e qualidade no atendimento, além de facilitar e tornar o trabalho dos profissionais menos extenuantes”, declarou.
Ele explica que é perceptível o comprometimento dos profissionais envolvidos. “Eles estão engajados, compreendem a importância do projeto e têm participado das mudanças instaladas, como os huddles diários, e rounds, que são momentos com equipes multi e interdisciplinares para planejar altas seguras e destravar problemas que possam afetar a assistência ao paciente. Hoje já se tem aqui a unidade de decisão funcionando, maior frequência de médicos atendendo na porta, redução do tempo de permanência dos pacientes internados, entre outros”, resumiu.
Para ele, ainda existem pontos a serem contemplados pelo projeto no HUL-UFS/Ebserh. “Os próximos passos são melhorar a rotina dos exames laboratoriais, implementar protocolos assistenciais e melhorar a regulação dos pacientes dentro do próprio hospital e com a rede de atenção à saúde”, disse.
Lean nas Emergências
O principal objetivo do Lean nas Emergências é reduzir a superlotação, otimizar os fluxos de atendimento e melhorar a qualidade do cuidado ao paciente por meio da revisão de processos, eliminação de desperdícios e valorização do trabalho em equipe. Para que isso aconteça, o envolvimento direto das equipes da assistência, especialmente aquelas que atuam na linha de frente — como clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, enfermagem, equipe multiprofissional e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico — é fundamental.
A participação ativa de cada profissional é essencial para identificar gargalos e oportunidades de melhoria nos fluxos do Pronto-Socorro, co-criar soluções que valorizem a prática clínica com mais resolutividade e segurança, promover um ambiente de trabalho menos desgastante, produtivo e centrado no paciente e contribuir para que o hospital alcance resultados sustentáveis e reconhecidos nacionalmente.
Rede Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.