Notícias
GESTÃO
Projeto do HUJB-UFCG é premiado no I Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh
Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi premiado no I Concurso de Boas Práticas de Controle Interno da Ebserh com o projeto “Implementação de um Ecossistema de Kanbans para Gestão à Vista da Produção Hospitalar”, que utiliza inteligência artificial (IA) para geração de relatórios diários. Essa iniciativa elaborada pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) ficou entre as três melhores, na categoria Aprimoramento de Processos Gerenciais e de Suporte para a Assistência à Saúde do concurso.
Os recursos de IA são integrados com o Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU) para promover uma gestão transparente, eficiente e orientada por dados, que são apresentados em 20 painéis eletrônicos, disponibilizados em setores estratégicos do hospital. De acordo com o idealizador da prática e chefe do SETISD do HUJB, David Oliveira Lopes, os painéis exibem informações em tempo real sobre internações, ambulatórios, cirurgias e exames, permitindo à equipe clínica e gestora tomar decisões de forma mais ágil e precisa.
“A prática transformou a maneira como visualizamos e gerimos a produção hospitalar. Os dados, atualizados em tempo real, agora são acessíveis a todos, promovendo uma cultura de transparência, melhoria contínua e foco no paciente”, destaca David Oliveira Lopes, idealizador da prática e chefe do SETISD do HUJB.
David Lopes aponta alguns dos principais resultados alcançados com essa boa prática: redução de 56% nos cancelamentos de cirurgias após a implementação do painel no bloco cirúrgico; melhora expressiva nos tempos de espera em especialidades como Anestesiologia, Urologia e Otorrinolaringologia; aumento da eficiência ambulatorial, com maior aproveitamento dos recursos disponíveis por turno; e tomada de decisão baseada em dados reais e visíveis para toda a equipe.
O projeto
De acordo com David Lopes, o projeto foi iniciado em 2021 e envolveu múltiplas etapas, desde o planejamento inicial até o lançamento da Plataforma de Gestão à Vista, com a participação ativa de diferentes setores do hospital. Ele explica que o projeto evoluiu como parte de um mestrado em Gestão e Inovação em Saúde e está documentado em dois capítulos de livros já publicados. “Com estrutura modular e uso de tecnologias acessíveis como Power BI, Power Automate e minicomputadores de baixo custo, a prática tem alto potencial de replicação em outros hospitais da Rede Ebserh”, acrescenta David.
“Essa proposta vai além da tecnologia. Ela conecta dados à rotina dos profissionais e à experiência do paciente. Também mostra que é possível inovar com responsabilidade, baixo custo e grande impacto assistencial”, reforça Luiz Jardelino de Lacerda Neto, superintendente do HUJB-UFCG.
Sobre o concurso
O concurso tem como objetivo estimular, reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle relacionadas a melhorias na eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança dos controles internos na sede da Ebserh e hospitais da estatal. A apresentação das melhores práticas de controle interno na Ebserh, selecionadas através do Concurso, ocorreu de 26 a 28 de março deste ano.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.