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ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE
Ações educativas com foco na linha de cuidado do paciente cirúrgico foram promovidas no HUJB-UFCG
Cajazeiras (PB) – “Abril pela Segurança do Paciente” é uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é fomentar o debate sobre a necessidade de criar e reforçar medidas nesta área, envolvendo os profissionais de todos os segmentos das instituições de saúde, além de pacientes e seus familiares, acadêmicos e professores. Neste ano, o tema da campanha foi “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, e com o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reafirma seu compromisso com a excelência na atenção à saúde, integrando segurança e qualidade em todas as etapas do cuidado.
Para promover a integração das ações de segurança do paciente aos eixos do PGQuali, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG/Ebserh) realizou uma programação especial durante o mês de abril em uma imersão na linha de cuidado do paciente cirúrgico, com ênfase nas cirurgias eletivas. Foram quatro dias de ação ao longo do mês de abril (dias 9, 16, 24 e 28) e mais uma ação no dia 1º de maio.
De acordo com Fernanda Darliane Tavares de Luna, do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), a ação foi uma imersão na linha de cuidado do paciente cirúrgico, com ênfase nas cirurgias eletivas, promovendo a integração das ações de segurança do paciente aos eixos estratégicos do Programa de Gestão da Qualidade da Rede Ebserh (PGQuali). “Ao ‘calçarmos os sapatos’ do paciente, propôs-se uma análise aprofundada dos fluxos assistenciais, contrastando o percurso documentado com a prática cotidiana, identificando barreiras, riscos e oportunidades reais de melhoria”, destacou.
Conforme Fernanda, integrantes do STGQ acompanharam o paciente em todo o seu itinerário no HUJB, desde o Ambulatório, passando pela Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico. “Foi um acompanhamento real, vivendo junto ao paciente sua jornada no hospital”, frisou.
Iniciativas como estas estão dentro da agenda do Ministério da Saúde, que define o tema central para que os profissionais de todo o Brasil discuta a temática e atuem em ações para um sistema de saúde com mais qualidade. A meta da campanha é fortalecer o Programa Nacional de Segurança do Paciente em todos os níveis de atenção à saúde, propondo discussões acerca da melhoria e ampliação do acesso dos usuários aos serviços, refletindo sobre estratégias de gestão para um cuidado que leva em conta os vários aspectos e necessidades do paciente por meio da integração das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Profissionais da área de gestão da qualidade e segurança do paciente reforçam a importância da participação dos pacientes e seus familiares nas medidas adotadas no hospital, já que este grupo pode contribuir fornecendo dados importantes sobre a saúde do paciente para a equipe assistencial, ajudando na identificação de riscos e erros e na aplicação de medidas preventivas, como prevenção de quedas, lesões por pressão e incidentes relacionados à identificação do paciente, por exemplo.
O engajamento de pacientes e seus familiares e acompanhantes, além dos profissionais de saúde, na promoção do cuidado seguro é corroborado pela própria orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que preconiza que os serviços de saúde estabelecem estratégias e ações voltadas para o estímulo à participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.
A adoção dos protocolos para a segurança do paciente tem resultado em fatores positivos para a área da saúde, como a redução da taxa de mortalidade hospitalar, aumento da cultura de notificação, redução da proporção de eventos com danos graves e óbitos, implementação de protocolos e guias de segurança do paciente, capacitação de profissionais de saúde em segurança do paciente e inclusão do tema segurança do paciente nos currículos de formação em saúde.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.