Notícias
CUIDADO
Inaugurada Sala de Apoio à Amamentação para colaboradoras do HUAC-UFCG
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou no último dia 22 de julho, a Sala de Apoio à Amamentação. O ambiente possibilita que as colaboradoras do hospital possam ter um espaço seguro e humanizado para a amamentação ou ordenha de leite materno. A sala está localizada no corredor administrativo, próximo à superintendência.
A iniciativa atende ao que foi estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026 sobre a criação de espaços adequados para ordenha e amamentação nas unidades hospitalares que não dispõem de banco de leite humano.
“A Sala de Apoio à Amamentação representa mais um passo do HUAC-UFCG e Ebserh no compromisso com a equidade de gênero, a humanização das relações de trabalho e a valorização da saúde das mulheres e de seus filhos”, disse a enfermeira Gerlane Souto, chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar (STHH) e uma das responsáveis técnicas da iniciativa.
A nova sala visa promover a continuidade do aleitamento materno após o retorno ao trabalho, mediante a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança. O espaço é destinado a servidoras e empregadas públicas, colaboradoras terceirizadas, residentes e estagiárias vinculadas institucionalmente ao HUAC-UFCG.
O local foi projetado conforme critérios técnicos e legais estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde (MS), além das diretrizes do Guia de Implantação de Salas de Apoio à Amamentação em Ambientes de Trabalho, do próprio MS.
Conforme a chefe do STHH, a implantação da sala foi fruto do trabalho integrado e comprometido da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), do Setor de Infraestrutura Hospitalar (SIF), do STHH e contou com o apoio da Superintendência e do Colegiado Executivo do HUAC-UFCG.
A Sala de Amamentação conta com poltrona, aparelho de ar-condicionado, frigobar com congelador, mesa de apoio e uma pia. No local também foi instalado um suporte para álcool em gel, papel toalha e sabonete líquido, e estão sendo disponibilizadas luvas, toucas, máscara cirúrgica e um lixeiro para resíduos comuns. “Todo esse material e equipamentos já tínhamos aqui no hospital. A sala foi reformada por meio de uma empresa de serviços comuns de engenharia, com recursos de custeio na ordem de R$ 5,3 mil”, disse a chefe da DLIH, Regina de Vasconcelos.
“Esse espaço pensado com muito carinho por nossa equipe, a qual manifestamos nossa gratidão, representa a atenção, o acolhimento e o respeito que temos por nossas colaboradoras que vivenciam um momento tão especial em suas vidas, a maternidade”, destacou Homero Rodrigues, superintendente do HUAC-UFCG.
Para Gerlane Souto (STHH), esta sala será um diferencial na vida das trabalhadoras do HUAC-UFCG e Ebserh após o retorno da licença-maternidade, oferecendo suporte efetivo para a continuidade da amamentação até os dois anos da criança. “Como enfermeira, mulher, mãe e gestora, reconheço a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno como estratégia fundamental de saúde pública”, ressaltou.
A técnica de enfermagem da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), Luana Cardinale Maia, enfatizou que o cuidado que a Ebserh tem com suas colaboradoras desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê demonstra a responsabilidade social da empresa. Ela afirmou que o retorno ao trabalho para as mães costuma ser difícil. “É um período de adaptação para a mãe e o bebê. Um momento em que ainda estamos nos descobrindo enquanto mãe, mulher e colaboradora. São muitas adaptações físicas e mentais. A sala de amamentação é um acolhimento a essa nova adaptação: a lactante agora dispõe de um lugar tranquilo para realizar a ordenha e armazenar o leite materno, tão valioso nos primeiros dois anos de vida do bebê”, concluiu Luana.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.