Notícias
MAIS SAÚDE
HUAC-UFCG lança a Linha de Cuidado em Câncer de Mama
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última segunda-feira (28) o lançamento da Linha de Cuidado em Câncer de Mama. A ação integra o “Projeto Alinha HUAC”, uma das iniciativas estratégicas previstas no Plano Diretor Estratégico (PDE 2024-2028) da instituição. A iniciativa representa um marco na atenção integral à saúde da mulher e reforça o compromisso institucional com um cuidado mais humano e qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde fevereiro deste ano, o grupo condutor da linha de cuidado em câncer de mama vem se reunindo e promovendo oficinas com profissionais de diversas áreas visando mapear, definir e remodelar os fluxos assistenciais relacionados ao câncer de mama. O foco da proposta é garantir um atendimento mais ágil, eficaz e humanizado para pacientes oncológicos.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HUAC-UFCG, Alana Abrantes, a "linha de cuidado" é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e refere-se a um conjunto de diretrizes e protocolos que visam organizar a atenção à saúde do paciente de forma integrada e contínua, desde a promoção e prevenção até o tratamento e reabilitação. “A linha de cuidado em câncer de mama, visa otimizar o cuidado com a paciente por uma equipe multidisciplinar, garantindo uma atenção adequada em cada etapa do processo, com foco na articulação entre os diferentes pontos dentro do HUAC, encurtando caminhos e aumentando a eficiência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, disse Alana.
Ações implementadas
Conforme explicou a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Renata Layne Paixão Vieira, como resultado do trabalho coletivo do grupo condutor da linha de cuidado, várias melhorias já foram colocadas em prática.
Entre essas ações estão a redução no tempo de agendamento de consultas de retorno, diminuindo a espera dos pacientes por acompanhamento com mastologista; agendamento dos exames pré-operatórios dentro do HUAC, evitando que o paciente retornasse para as unidades básicas de saúde para fazer esse agendamento; facilidade no agendamento de consultas de retorno para pacientes egressos (pós-operatório superior a 30 dias), com prioridade garantida nos cinco anos após o diagnóstico; pré-análise da mamografia em até 1 hora, acelerando a liberação dos resultados e a tomada de decisões clínicas; disponibilização de quimioterápicos orais pela farmácia hospitalar também no turno da tarde, para melhor se adequar aos horários de quimioterapia dos pacientes; elaboração de cartilha informativa com orientações importantes para pacientes com câncer de mama, promovendo acolhimento e autonomia no cuidado.
Relato de paciente
Anne Raniele foi paciente de câncer de mama no HUAC-UFCG. Ela falou sobre o dia em que concluiu a quimioterapia: “Sou uma vitoriosa! Porque na última sessão de quimioterapia tive uma surpresa. Eu sabia que a minha família viria. Mas a minha igreja se moveu, fez carreata, buzinaço e um culto. Eu só estava com dois cílios, mas nesse dia chorei tanto que eles caíram”.
Anne deixou uma mensagem para as mulheres que enfrentarão a luta contra o câncer: “Devemos nos priorizar, e isso não é querer ser egoísta. Mas você vai pensar primeiro em si. Assim, a mensagem que deixo para quem está iniciando o tratamento é justamente trazer à memória aquilo que lhe dá esperança. Cada uma tem a sua história. A minha é diferente da sua, por isso, viva um dia de cada vez”.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh