Notícias
GESTÃO
HUAC-UFCG discute Acordo Organizativo de Compromissos para fortalecer gestão e serviços de saúde
Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) realizou, nesta quinta-feira (21), um encontro com chefias e seus substitutos para apresentar o Acordo Organizativo de Compromissos (AOC), instrumento estratégico de gestão e planejamento da unidade. O evento contou com a participação do Colegiado Executivo e teve como objetivo alinhar os conceitos, diretrizes e o monitoramento do acordo, buscando aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão, além da oferta de serviços de saúde à população.
A abertura foi conduzida pelo superintendente do HUAC, Homero Gustavo Correia Rodrigues, seguida da exposição da chefe da Divisão de Administração e Finanças, Luiza Cláudia Macedo de Morais e do chefe do Setor de Governança e Estratégia, Aldinelyson de Lima Fernandes.
O Acordo Organizativo de Compromissos visa criar as condições materiais e institucionais necessárias para que o HUAC aprimore suas atividades, em conformidade com a Política de elaboração do planejamento da aplicação de créditos da Rede Ebserh e os Decretos nº 7.082/2010 e 11.674/2023.
O documento estabelece uma série de compromissos e responsabilidades para o Hospital, como a aplicação dos créditos recebidos na consecução das ações previstas e o cumprimento das metas estabelecidas. O acordo também define os tetos orçamentários, baseados na média de produção do SUS, no perfil hospitalar e nas despesas operacionais, que podem ser ajustados conforme o alcance das metas, a arrecadação de receita própria e a legislação vigente.
O AOC é considerado um instrumento interno de corresponsabilização da governança do HUAC com suas equipes. Ele tem como objetivo principal potencializar as ações voltadas para o alcance de indicadores e compromissos pactuados entre o Hospital Universitário e a gestão do SUS, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
A apresentação destacou a estrutura do acordo, que se divide em dois planos principais: o Plano de Custeio, com fontes como Receita SUS e Receita Própria, e o Plano de Investimentos, com fontes como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).
O monitoramento dos indicadores, fundamental para o sucesso do acordo, será realizado por meio do Painel Executivo da Rede Ebserh, garantindo transparência e acompanhamento contínuo da execução das metas. Entre os indicadores do AOC 2025 estão a Cobertura de Estoque de Medicamentos, a Taxa de Ocupação Hospitalar, a Taxa de expansão de Cirurgias eletivas, o Número de Profissionais por Leito e a Liquidação de Custeio Operacional.
A iniciativa reforça o papel estratégico do HUAC na Rede Ebserh e no Sistema Único de Saúde, buscando o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade da unidade para assegurar a qualidade e a ampliação dos serviços de saúde prestados à comunidade de Campina Grande e região.
Colaboração do texto: Aldinelyson de Lima Fernandes
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.