Notícias
JUVENTUDE
Cuidados em saúde são essenciais para o desenvolvimento de adolescentes e jovens
Na abordagem a jovens e adolescentes é necessário o envolvimento de uma equipe interdisciplinar. Imagem ilustrativa: Freepik.
Campina Grande (PB) – Para o Ministério da Saúde (MS), adolescentes e jovens, pessoas na faixa etária entre 10 e 24 anos, exigem novos modos de produzir saúde. O atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) a essa população envolve não só uma abordagem direcionada ao problema de saúde, mas também uma assistência ampla, baseada nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.
No dia 22 de setembro, em que é celebrado o “Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens”, especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) falam sobre os problemas que afetam a saúde desse grupo social em fase de transformações psicobiológicas.
Atividades que prejudicam a saúde do jovem e do adolescente
Alguns problemas estão ligados ao uso excessivo de telas, exposição em redes sociais, obsessão por seguir trends - mesmo sendo perigosas -, ausência de suporte familiar e hipersexualização, é o que informa a médica residente em Pediatria do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), Josyanneyde Dheyme Rodrigues. Para um desenvolvimento saudável dos jovens, a pediatra recomenda a prática de exercício físico, a redução do tempo de uso de telas e manter relações interpessoais consolidadas.
Eric Oliveira, paciente de 16 anos em tratamento no HUAC-UFCG, reconhece que deixar um pouco o celular de lado, encontrar e conversar mais com os amigos e familiares e praticar algum esporte é fundamental. “Também devemos dormir bem, ter uma alimentação balanceada e cuidar da nossa saúde mental. Converso muito com meus pais para esclarecimento de alguma dúvida ou curiosidade da adolescência. Isso também é importante”, completa Eric. O jovem ainda evidencia que alguns pais também ficam muito tempo utilizando o celular e com isso, são exemplos negativos para os filhos.
Josyanneyde também aponta que comparações constantes com outras pessoas e exposição desregulada a conteúdos impróprios nas redes sociais afetam os jovens. Porém, frisa que proibir o adolescente de realizar algo somente o encoraja a fazer o contrário, por isso, considera importante que, preferencialmente desde cedo, sejam ensinados como utilizar a internet de forma segura.
"É necessário que pais ou responsáveis identifiquem sinais de alerta e pessoas que apresentam comportamentos predatórios nas redes sociais. Devem lembrar os jovens de que nessas redes só é postado o que é considerado ‘fácil e perfeito’. É preciso ensiná-los a fazer uma leitura crítica do que é exibido”, destaca a médica.
Sobre Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao mesmo tempo, apoiam a formação de profissionais de saúde, o ensino, a pesquisa e a inovação