Notícias
TECNOLOGIA NA SAÚDE
Aplicativo OncoPed, desenvolvido por professores e alunos da UFCG, auxilia crianças e adolescentes em tratamento oncológico no HUAC
Campina Grande (PB) – Ter acesso a informações claras e confiáveis é fundamental para compreender cada fase da jornada contra o câncer. Foi pensando nisso que professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveram o aplicativo OncoPed, uma plataforma interativa para crianças, adolescentes e seus familiares que reúne conteúdos sobre diagnóstico e tratamento oncológico, com linguagem adaptada ao público infantojuvenil.
A ideia nasceu nas aulas da disciplina de Saúde da Criança, no curso de Enfermagem da UFCG, com assistência prática realizada no Serviço de Oncologia Pediátrica do HUAC-UFCG, quando foi percebido o uso recorrente de celulares por pacientes e familiares em busca de informações sobre o câncer, muitas vezes em fontes não seguras. De acordo com a idealizadora do projeto, Juliana Fernandes, professora da Unidade Acadêmica de Enfermagem da UFCG, o aplicativo é uma “ferramenta educativa e interativa, com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos, buscando aproximar os pacientes do entendimento sobre o processo saúde-doença de forma lúdica e acessível”, destacou.
O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2022 e 2024, durante os Programas de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIBIT), sob orientação de Juliana Fernandes com a estudante Gabriele Cassiano de Almeida, e colaboração da UX/UI Designer, Giseli Cassiano de Almeida, e do engenheiro de software, José Ricardo dos Santos Júnior. A iniciativa contou ainda com a participação de docentes e discentes do curso de Enfermagem da UFCG. O aplicativo foi registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e lançado em julho de 2023 na Play Store, disponível gratuitamente para dispositivos Android (acesse aqui).
O conteúdo audiovisual também é um diferencial do aplicativo, conforme explicou Juliana: “além do conteúdo escrito, foi produzido um vídeo educativo com linguagem visual acessível para crianças não alfabetizadas, o que amplia o alcance da ferramenta e a torna mais inclusiva”. O vídeo pode ser acessado neste link.
Informação acessível e humanização do cuidado
O OncoPed traz informações sobre sintomas, diagnóstico e os principais tratamentos oncológicos, como quimioterapia e radioterapia. O app também apresenta dicas práticas para o alívio de efeitos colaterais das terapias e orientações nutricionais em um design claro.
Diagnosticado com leucemia de células dendríticas, Carlos Gabriel Barbosa, de 11 anos, faz seu tratamento quimioterápico no HUAC-UFCG. Ele contou que o aplicativo o ajudou a aprender mais sobre a doença e o processo terapêutico que está precisando passar no momento. Sobre o uso da ferramenta, ele afirmou: “Gostei muito. Aprendi que para vencer o câncer precisa lutar muito e o remédio para vencer esse câncer é a quimioterapia”, disse.
Publicação internacional
Recentemente, a experiência de uso desse aplicativo no Serviço de Oncologia Pediátrica do HUAC-UFCG foi compartilhada em um artigo científico publicado na revista eletrônica internacional “Journal of Pediatric Nursing” (Revista de Enfermagem Pediátrica), periódico oficial da Sociedade de Enfermeiros Pediátricos e da Sociedade de Enfermagem em Endocrinologia Pediátrica.
O texto “Oncoped: A mobile application for health promotion in children and adolescents undergoing antineoplastic treatment” (em português, OncoPed: Um aplicativo móvel para promoção da saúde em crianças e adolescentes em tratamento antineoplásico) é de autoria de Gabriele Cassiano de Almeida; Juliana Andreia de Souza Fernandes; Sheila Milena Pessoa dos Santos Fernandes; Giseli Cassiano de Almeida; Abigail Victória de Sousa Biróa; e Muanna Jéssica Batista Ludgério.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Elthon Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Crédito das fotos do personagem: Elthon Ribeiro.