Notícias
CAPACITAÇÃO
Profissionais do HUAB-UFRN participam de oficina para melhoria da atenção primária e especializada
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN/Ebserh), sediou, entre os dias 26 e 28 de agosto, uma oficina estratégica para qualificar a Atenção Primária e os Ambulatórios Especializados do Rio Grande do Norte. O Programa chamado Cuidar em Redes Potiguar é uma ação que faz parte do PlanificaSUS, promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do RN, em parceria com Hospital Albert Einstein.
Realizado no anexo Miguel Lula, o evento teve como público-alvo chefias e trabalhadores envolvidos nos processos do Ambulatório Especializado do HUAB. O objetivo do treinamento foi aprimorar os fluxos assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão, com foco na melhor integração com os municípios da 5ª região de saúde do estado.
Durante os três dias, os participantes debateram a organização do ambulatório, a regulação assistencial, a gestão do acesso e processos educacionais. Um dos pontos discutidos foi a necessidade de treinamento da Atenção Primária à Saúde por profissionais do ambulatório especializado, visando a uma rede de cuidado mais integrada e eficiente.
Estiveram presentes representantes de diversos setores do hospital, incluindo a Unidade Multiprofissional, o Setor de Contratualização e Regulação, a Divisão de Gestão do Cuidado, o Setor de Gestão de Ensino, a Divisão de Enfermagem, o Setor Materno Infantil e as Gerências de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa.
De acordo com José Ferreira Lima, chefe da Unidade Multiprofissional do HUAB, a expectativa é que as diretrizes traçadas na oficina resultem em avanços na comunicação entre os níveis de atenção. “As informações da oficina vão colaborar na melhoria dos processos do ambulatório especializado do HUAB, resultando em uma melhor conexão com a Atenção Primária à Saúde e qualificando o acesso”, ressaltou.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social