Notícias
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
HUAB-UFRN/Ebserh realiza I Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN/Ebserh) realiza, no próximo dia 03 de setembro, o I WICTECH - Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento abre espaço para apresentação de projetos de iniciação científica e tecnológica de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O evento acontece a partir das 8h no Auditório Manoel Vilaça (Anexo Miguel Lula), com programação manhã e tarde. De acordo com o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HUAB, Erivaldo Santos, o WICTECH tem o objetivo de conectar mentes criativas para transformar ideias em soluções, por meio da troca de experiências, da apresentação de novos projetos e da celebração dos resultados alcançados no Programa de Iniciação Científica (PIC), bem como no Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) do HUAB.
O I WICTECH é uma iniciativa do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS), vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital. Erivaldo Santos destaca que o evento traz possibilidades para se alcançar novas descobertas científicas que geram impactos positivos. “Esperamos que as ideias apresentadas pelos alunos nos novos projetos selecionados, como também nos projetos concluídos de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT), virem descobertas, que, por sua vez, gerem impacto para o ensino, a saúde e a sociedade”, frisa Erivaldo.
Com relação ao ensino e à pesquisa no HUAB, o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa comenta que o I WICTECH é uma oportunidade estratégica para fortalecer a integração entre ensino e pesquisa no hospital, “aproximando os participantes da realidade dos desafios da saúde, por meio das propostas inovadoras que serão apresentadas, fortalecendo, ainda, a nossa missão como hospital de ensino e campo de pesquisa de excelência”, comenta.
Pesquisas que aproximam assistência e ciência
Gabriel Braz de Souza Nery é bolsista do PIT no HUAB e destaca que participar do programa tem sido uma ponte entre a assistência e a ciência. “No início, demorou um pouco para ter noção de que eu tinha virado um pesquisador, parecia algo visto só em filme, mas que eu estava vivendo. Um entendimento que consegui com tudo isso é que inovação e iniciação tecnológica também nascem no SUS e no interior do RN. O programa aproximou estudantes de forma eficiente no mundo científico”, diz Gabriel. O estudante atuou como pesquisador em um estudo de viabilidade sobre fisioterapia respiratória em lactentes com bronquiolite viral aguda, avaliando recursos como o Expector LAC, que traz uma abordagem de oscilação de alta frequência da parede torácica.
Jéssica Galvão do Nascimento enfatiza que participar do PIC no HUAB foi de extrema importância para o seu aperfeiçoamento acadêmico e ético dentro do ambiente hospitalar. “A observação do trabalho feito dentro do Ana Bezerra, sobretudo na UTI Neonatal, que foi onde atuei como pesquisadora, me proporcionou aprendizado, empatia e principalmente admiração pelos profissionais que cuidam de seus pacientes com muito carinho e zelo”, afirma. Há cinco anos, Jéssica foi mãe e teve seu bebê internado na UTI Neonatal do HUAB. “Retornar lá como pesquisadora foi um sonho e uma esperança para que outras jovens mães se espelhem e façam o possível para não parar de estudar”, ressalta a pesquisadora.
Incentivo à pesquisa
Os programas PIC e PIT da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares representam uma oportunidade para os estudantes de graduação participarem de projetos de pesquisa com foco na área da saúde, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar do PIC, os alunos devem desenvolver projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede Ebserh. Já no PIT, os estudantes devem ter projetos de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas nas unidades da Ebserh.
O HUAB-UFRN/Ebserh conta, ainda, com o serviço de Consultoria em Pesquisa, que tem a finalidade de tirar dúvidas e orientar acerca da pesquisa e da inovação tecnológica em saúde para pesquisadores que pretendem realizar estudos no hospital. As dúvidas ser enviadas para o e-mail: sgpits.huab-ufrn@ebserh.gov.br.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Aline Freitas, jornalista da Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1
Coordenadoria de Comunicação Social