Notícias
SETEMBRO AZUL CLARO
HUAB-UFRN/Ebserh promove programação em alusão ao mês do preceptor
Santa Cruz (RN) – O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), da Rede Ebserh, irá realizar em setembro o evento “Setembro Azul Claro”: Mês do Preceptor do HUAB-UFRN. A programação em alusão ao dia do preceptor, comemorado no dia 19 de setembro, é dedicada aos colaboradores do HUAB que realizam a atividade de preceptoria no acompanhamento e orientação a estudantes e profissionais em formação.
De acordo com Chefe do Setor de Gestão do Ensino do HUAB, Pedro Henrique Farias, a equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa, através do Setor de Gestão do Ensino (Sege), planejou o evento com a finalidade de desenvolver atividades formativas e de bem-estar aos preceptores. “Destaca-se que a idealização do Setembro Azul Claro: Mês do Preceptor deu-se em razão do Hospital Universitário (HU), instituição componente do Sistema Único de Saúde, atuar como ordenador da formação dos recursos humanos em saúde no Brasil, ter em sua concepção o papel do preceptor, que desenvolve práticas de ensino-aprendizagem, contribuindo para a transformação do processo de trabalho em experiências pedagógicas na formação de novos profissionais”, disse Pedro Henrique.
A programação acontece durante todo o mês de setembro, com a realização de uma conferência sobre Soft skills na Preceptoria em Saúde no dia 01 de setembro, e palestras, oficinas e workshop ao longo do mês. Serão abordados temas sobre estratégias ativas e avaliação formativa na prática para uma preceptoria eficiente; hábitos que podem influenciar no processo de preceptoria; autocuidado; inteligência financeira; e boas práticas de comunicação, com foco na comunicação não violenta aplicada a preceptoria.
O evento visa contribuir para a transformação das práticas de ensino-aprendizagem no HUAB-UFRN/Ebserh, possibilitando o desenvolvimento de competências, como conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, necessárias ao exercício da preceptoria e ao processo avaliativo. “Como também, enaltecer o papel do preceptor na instituição”, acrescenta o Chefe do Setor de Gestão do Ensino.
Pedro Henrique ainda destaca que o evento é uma atividade inovadora, “acredito que seja o primeiro hospital do Brasil a realizar um mês inteiro de ações, com direito a cor (azul claro remete ao ensino) de atividades destinadas aos preceptores”.
A preceptora e tutora da residência na área de Nutrição clínica no HUAB/Ebserh, Waleska Araújo do Nascimento, destaca que o evento é um reconhecimento do papel essencial na formação em saúde, valorizando quem transforma conhecimento em prática e prática em aprendizado. “Ser preceptor é doar tempo, conhecimento e energia para formar profissionais mais humanos e competentes. O Setembro Azul é um convite para valorizarmos, apoiarmos e reconhecermos esses profissionais, lembrando que, para cuidar bem do outro, também precisamos cuidar de nós mesmos”, disse Waleska.
Confira aqui a programação do evento. Inscrições no link: https://forms.office.com/r/QgDwJgRuin
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Aline Freitas, jornalista da Unidade de Imprensa e Informação Estratégica I
Coordenadoria de Comunicação Social