Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
HUAB-UFRN/Ebserh promove ação pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente com foco na proteção de recém-nascidos e crianças
Santa Cruz (RN) - O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), da Rede Ebserh, realizou nesta quinta-feira, 18, uma ação educativa e de sensibilização em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025, com foco especial na segurança de recém-nascidos e crianças de até nove anos. A iniciativa promovida pelo Setor de Gestão da Qualidade, integra a campanha global da Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano traz o slogan “Segurança do paciente desde o início!”.
A ação no HUAB teve como objetivo conscientizar a equipe multiprofissional sobre os riscos e desafios do cuidado pediátrico e neonatal, além de estimular boas práticas assistenciais com foco na prevenção de danos. A programação contou com atividades lúdicas e educativas, baseadas nas metas de segurança propostas pela OMS.
De acordo com a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HUAB/Ebserh, Carlla Cilene Petronio, os riscos à saúde são significativamente maiores para recém-nascidos e crianças são mais vulneráveis. “Recém-nascidos e crianças pequenas apresentam um sistema imunológico ainda imaturo. Suas barreiras fisiológicas, como pele e mucosas, estão em desenvolvimento e, além disso, eles dependem totalmente de cuidadores para alimentação, higiene e cuidados em geral. Qualquer desequilíbrio fisiológico tende a evoluir mais rapidamente para complicações”, explica.
Essa fragilidade exige um cuidado altamente qualificado, constante e adaptado às necessidades específicas de cada fase da infância. A segurança do paciente infantil também é comprometida por fatores socioeconômicos. Carlla destaca que baixa renda, dificuldades de transporte e desigualdade na distribuição dos serviços de saúde são obstáculos reais que dificultam o acesso das crianças aos cuidados adequados. Esses fatores tornam as crianças ainda mais vulneráveis a danos, especialmente se os cuidados não forem personalizados de acordo com a idade, o tamanho e o contexto social de cada uma delas.
Impactos de longo prazo
Um único incidente de segurança na infância pode gerar sequelas físicas, cognitivas ou emocionais com impacto por toda a vida. Por isso, a campanha internacional deste ano tem como foco a prevenção precoce. O slogan "Segurança do paciente desde o início!" reforça a importância de garantir práticas seguras desde os primeiros momentos de vida, envolvendo equipes de saúde, famílias e instituições em um esforço conjunto pela proteção da criança.
Durante o evento, os profissionais do HUAB/Ebserh foram convidados a refletir sobre as metas globais de segurança do paciente, com destaque para envolvimento de pais e famílias no cuidado, melhoria da segurança dos medicamentos e da segurança diagnóstica, prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúde e redução de riscos assistenciais.
Segundo Carlla Cilene, o HUAB já adota protocolos alinhados às diretrizes internacionais. “Em nossa rotina, já utilizamos escalas de avaliação de riscos, protocolos assistenciais e estratégias de monitoramento que contribuem para a proteção dos pacientes pediátricos e neonatais. Reconhecemos a importância da temática e buscamos continuamente o aperfeiçoamento das competências profissionais para fortalecer a cultura de segurança desde o início da vida”, destaca.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Aline Freitas, revisão de Ludmila Wanbergna
Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1
Coordenadoria de Comunicação Social