Notícias
DADOS ASSISTENCIAIS
HU-Univasf se destaca no processamento da informação assistencial do Programa Registra mais Ebserh
O alinhamento de fluxos, indicadores, sistemas e ferramentas utilizados no processamento da informação assistencial fortalece a Rede Ebserh
Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi selecionado pelo Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação (SGIMA) para participar de uma reunião de alinhamento em 14 de agosto. O encontro reuniu 15 hospitais universitários Federais (HUF) que se destacaram nas primeiras posições do Programa Registra mais Ebserh.
A ação foi realizada para conhecer e disseminar as melhores práticas adotadas pelas unidades de Processamento da Informação Assistencial mais bem-sucedidas da Rede Ebserh. Isso visa promover o alinhamento e a padronização de processos, garantindo a excelência no cumprimento dos requisitos do Programa.
De acordo com a chefe da Unidade de Contratualização e Processamento da Informação Assistencial, Sâmia Lima, desde 2018 a unidade tem registrado avanços significativos na redução de glosas (faturamentos não recebidos ou recusados nas organizações de saúde) de autorização de Internação Hospitalar (AIH). A redução foi expressiva, passando de cerca de 2.000 anuais para menos de 650 no segundo semestre de 2025.
Para ela, esse resultado é fruto de medidas internas de controle implementadas pela unidade, incluindo: atualização mensal do CNES; definição de fluxos e processos para o recebimento dos prontuários; controle interno da alta hospitalar; monitoramento contínuo da qualidade dos registros para garantir o cumprimento da contratualização; análise sistemática das glosas e seus impactos financeiros, com articulação junto a setores como Gestão Orçamentária e Financeira.
Trabalho em equipe
O processo de qualificação do registro começa com a auditoria médica, que verifica os prontuários para garantir que tudo esteja correto. Em seguida, o assistente administrativo faz o faturamento, digita e arquiva os prontuários.
Sâmia destaca que a equipe conta com um analista administrativo-estatístico, responsável por coletar, tabular e analisar dados hospitalares e ambulatoriais. A equipe também é liderada por uma enfermeira, que conduz auditorias operacionais e retrospectivas, coordenando as equipes médica e administrativa.
Além disso, o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital desempenha um papel fundamental no processamento da informação assistencial. Segundo a chefe da unidade, “eles desenvolvem ferramentas inovadoras que facilitam o faturamento e impulsionam a transição para o processamento eletrônico dos dados”, finalizou.
Saiba mais
O Programa Registra mais Ebserh, também conhecido como Programa de Registro e Processamento da Produção Assistencial (PRPA), é uma iniciativa da Ebserh para aprimorar a gestão e o registro de informações assistenciais nos hospitais universitários federais. O programa visa garantir a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde prestados, além de otimizar o processo de faturamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh