Notícias
MESTRADO PROFISSIONAL
GEP inicia projeto para implementação de programa de mestrado profissional
No dia 31 de Julho aconteceu a primeira reunião do Comitê do Mestrado Profissional do HU-Univasf. O objetivo do grupo é desenvolver o programa que será submetido à aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Participaram do encontro o Gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Marcos Duarte, a Chefe do Setor de Gestão do Ensino, Thais Maia, a Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Carine Naue, do chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda e da Unidade das Atividades de Pós Graduação, Prof. Orlando Gomes.
Para a chefe do setor de Ensino, Thais Maia ´´A idealização do programa de mestrado profissional no HU-Univasf ocorreu com o propósito de contribuir para a formação e qualificação de profissionais de saúde que atuam nas áreas assistenciais, tendo como espectro a região do Vale do São Francisco. O intuito deste Programa é preparar profissionais para atuar na ampla área de gestão e inovação tecnológica em saúde em prol de promover melhorias na qualidade do cuidado em saúde.
Prof. Orlando Vieira, chefe das Atividades de Pós Graduação, destaca que: "Esse mestrado vem reforçar o desenvolvimento da região, aprimorar a formação dos profissionais de saúde e atender às demandas do mercado de trabalho atual. Espera-se que esses profissionais tenham capacidade de análise crítica da produção científica e tecnológica da sua área." Segundo o mesmo, como característica diferencial, esse programa de pós-graduação permitirá aos residentes da instituição articular o período da residência médica ou multiprofissional com a obtenção do título de mestre. "Será uma excelente oportunidade de desenvolvimento científico dos residentes uma vez que desenvolverão habilidades relacionadas à pesquisa aplicada".
Segundo o Prof. Marcos Duarte este programa trará diversos benefícios para a região do submédio do Vale do São Francisco. "Primeiro por ser inédito, primeiro programa de Mestrado Profissional em saúde desenvolvido em um ambiente hospitalar e acadêmico. Irá contribuir na formação de mestres capazes de interagir e modificar positivamente seus ambientes de trabalho. Segundo, em possibilitar o desenvolvimento de estudos que tragam benefícios sólidos para o hospital, seus alunos, profissionais, pacientes e comunidade´´. As linhas de pesquisas prioritárias serão: inovação tecnológica e gestão em saúde. ‘´Seremos capazes de desenvolver soluções inovadoras como protótipos, aplicativos, softwares, homepages, em telessaúde, etc. Por outro lado, conhecimentos de gestão são fundamentais para garantir sustentabilidade e crescimento institucional contínuo, em curto, médio e longo prazo. Sobretudo em tempos de crises, com escassez de recursos, como a que vivemos atualmente em virtude da pandemia, os resultados advindos deste programa poderão impactar positivamente o nosso HU. Poderemos reduzir custos, otimizar fluxos e processos de trabalhos, planejar melhor o futuro da nossa instituição, melhorando as condições de ensino, manejo clínico e recuperação dos nossos pacientes".