Notícias
COMBATE À COVID-19
Equipe da Central de Material e Esterilização amplia conhecimentos sobre a manipulação segura de materiais contaminados
Os colaboradores que atuam na Central de Material e Esterilização (CME) do HU-Univasf/Ebserh participaram, nos dias 15 e 16 de abril, de encontros com a equipe da Unidade de Segurança do Paciente para aprimoramento da compreensão acerca dos riscos do processamento de Produtos para a Saúde (PPS) envolvidos na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19.
Com base em protocolos instituídos no HU, o objetivo da ação é garantir a segurança não apenas para os pacientes, mas a todos os profissionais comprometidos com as práticas assistenciais. Estão sendo abordados adicionalmente os cuidados no transporte do material contaminado, a forma adequada de proceder com a chegada do material na CME, realização da limpeza manual do produto, opções para desinfectar os materiais contaminados, parâmetros adotados no processamento e o uso de EPI’s para amparar todas as etapas.
“A CME é parte do coração do Hospital Universitário. Todas as áreas dependem desta unidade e seu perfeito funcionamento gera impactos na qualidade da assistência e dos serviços ofertados à população. A capacitação foi um momento de reciclagem com o objetivo de rever e incorporar novos conceitos. Mesmo em período de tantos desafios, a cultura da qualidade permeia todas as ações da gestão”, pontuou a gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Kátia Regina de Oliveira.
A ação contemplou todos os profissionais, distribuídos em turnos diferentes, engajados nos processos executados pela área. Conforme explicou Laiany Nayara Gonçalves, chefe da Unidade de Segurança do Paciente do HU: “Desenvolvemos este momento de educação permanente e sensibilização, junto aos colaboradores da CME, visando alcançar melhores indicadores de segurança e qualidade, com destaque aos cuidados com os materiais respiratórios. Foi um momento enriquecedor que contou com troca, integração com a equipe e formação”.
Os participantes, logo após as apresentações dos conteúdos, preencheram um mural de avaliações sobre os conhecimentos adquiridos, sendo um momento oportuno para intercâmbio de percepções sobre as práticas da área, contribuindo para fundamentar futuros encontros e capacitações.