Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no HU-Univasf : 199 atendimentos especializados foram ofertados nesse sábado (13)
Petrolina (PE) - No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU-Univasf foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 199 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O Reitor da Univasf, Télio Leite, marcou presença no “Dia E”, e ressaltou a importância do evento pela conexão que representa o espaço do Hospital Universitário para a formação profissional e a assistência à saúde das pessoas no âmbito do SUS.
A representante da Superintendência do Ministério da Saúde em Pernambuco, Aline Jerônimo, destacou o quão importante é o Programa Agora tem Especialista como uma política prioritária do governo federal para garantir mais acesso à população ao atendimento especializado e destacou o papel do HU-Univasf neste contexto.
Flaviana Maribondo, assessora da Vice-Presidência da rede Ebserh em Brasília, presente no HU-Univasf, referiu-se a importância da união entre saúde e educação por meio dos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh e a realização de mais de 29.000 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias em todo o País.
Durante a ação, foram ofertadas 14 cirurgias, sendo 6 gerais e 8 ortopédicas, 14 ecocardiogramas, 32 tomografias e 139 consultas. Esse número já foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando totalizou 62 atendimentos.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o superintendente em exercício do HU-Univasf, Ricardo Santana de Lima, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “Um processo de trabalho que foi planejado e desempenhado com a ajuda de muitos”.
Pela saúde pública
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos. O valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho. O terceiro Dia E já está previsto para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh