Notícias
Ebserh em Ação: Agora tem Especialistas
HU-UFS realizou mais de 90 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Aracaju (SE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou ao todo 96 atendimentos no mutirão Dia E, no último sábado (5). Foram 19 cirurgias (17 gerais e 2 de otorrinolaringologia) e 77 exames (26 ultrassonografias, 20 tomografias, 8 endoscopias, 15 scan duplex, 7 ressonâncias e 1 mamografia).
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação, realizado nos 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) geridos pela estatal, e permitiu a realização de 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias. Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram.
“Esse mutirão tem como objetivo promover a redução das filas já existentes. Todos os pacientes que estão participando desse mutirão já estavam nas filas e foram agendados e autorizados previamente pelo nosso gestor municipal. É um esforço concentrado na tentativa de melhorar a saúde e a fila de espera dos pacientes do SUS”, explicou a superintendente do HU-UFS/Ebserh, Angela da Silva.
Ozeneide Santos se emocionou quando descobriu que fora incluída no mutirão do Dia E: “Estou aqui para agradecer a todos vocês, porque quando recebi a ligação para vir pegar uma ficha aqui no HU, eu me emocionei na hora, falei pro meu marido: ‘não to acreditando... Será que é isso mesmo?’. Mostrei para minha filha e ela confirmou. Eu fiquei tão feliz que chorei, com o papel na mão”. Ela ainda teceu elogios à unidade: “Para mim, o HU é tudo, é melhor que certos convênios. Eu só tenho a agradecer [a Deus] por estar aqui!”.
“Em 2024, batemos o recorde de atendimentos de cirurgias no nosso país. E não vai ser diferente em 2025. Aqui no HU, todos os profissionais estão cada vez mais engajados no atendimento para fazer com que a nossa população tenha suas marcações de exames e cirurgias efetivamente acontecendo para melhorar a saúde da nossa população. É um compromisso do Governo Federal, do presidente Lula, de fortalecimento do SUS. Parabéns a todos os profissionais que fazem e acreditam no SUS”, elogiou a Secretária Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Eliane Aquino.
“Um hospital universitário tem sua vocação tanto no ensino como na assistência. Hoje, são 87 procedimentos que foram regulados nas filas de pacientes que procuraram as unidades
básicas, foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde e foram convocados hoje para realizar, aqui no HU-UFS, [procedimentos como] ressonância, endoscopia, cirurgia de otorrinolaringologia etc. Então, a gente vê com muita alegria que esse movimento está acontecendo em todo o país. 45 unidades estão fazendo o mesmo mutirão, o Dia E, em todo o Brasil”, comentou a secretária Municipal de Saúde de Aracaju, Débora Leite.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.