Notícias
EDUCAÇÃO
Hospital da Rede Ebserh em Aracaju é destaque em formação continuada e ocupa 1º lugar em programa de capacitação
Aracaju (SE) - Visando ao aperfeiçoamento dos processos de trabalho e à otimização das atividades de assistência, ensino e pesquisa, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem investido em formação continuada. Como resultado desse esforço, a instituição de saúde conquistou o 1º lugar no ranking nacional do Programa de Capacitação do Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer (ICSF).
O Programa de Formação, Atualização Profissional e Apoio Continuado, disponibilizado para os colaboradores, é fruto de contratação centralizada feita pela Administração Central da Ebserh e, nesta primeira fase, está disponível para, pelo menos, 16 hospitais universitários federais ligados à estatal. No caso do HU-UFS/Ebserh, a ferramenta começou a ser disponibilizada em 2021 e já soma 49 mil horas de formação na trilha de aprendizagem intitulada “Registro e Processamento da Produção Assistencial”.
“O programa iniciou em 2021 e, até o momento, foram 966 profissionais inscritos e 759 capacitados. O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento da cultura de preenchimento assertivo dos códigos de cada procedimento”, explicou a pedagoga Silvana Alves Menezes, que atua na Divisão de Gestão de Pessoas do HU-UFS/Ebserh. Ela informou ainda que o curso é ofertado integralmente na modalidade a distância para viabilizar a participação dos colaboradores.
O programa visa especializar profissionais que atuam direta e indiretamente com atividades voltadas para o faturamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilita o aumento de resultados e a diminuição de rejeições (glosas) nas contas hospitalares da instituição de saúde, com a adoção plena das regras estabelecidas. “O custeio do hospital é feito a partir da contratualização com o SUS. Para que se recebam os valores contratualizados e os procedimentos possam ser realizados, é preciso que os códigos de cada procedimento sejam registrados adequadamente”, enfatizou Silvana.
Investimento na Rede
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem investido em capacitação nos 41 hospitais universitários federais que integram a estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Um desses HUs é o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), que também aderiu ao Programa de Formação, Atualização Profissional e Apoio Continuado, do Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer, e contabiliza mais de 32 mil horas de capacitação entre os participantes.
A trilha de aprendizagem “Registro e Processamento da Produção Assistencial” contemplou 1.313 profissionais do HC-UFTM. Segundo gestores do hospital, o curso e seus resultados têm repercutido na boa conduta de registro de códigos a cada procedimento realizado pela assistência.
Vanda Sawan, da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), explica que anualmente é realizado um levantamento de sugestões de formações e, em conjunto com as unidades do HC-UFTM e a Administração Central da Ebserh, são oferecidos treinamentos com foco no atendimento à assistência, pesquisa e extensão. “O incentivo é de que pelo menos 23 horas de capacitações sejam feitas por cada colaborador como uma meta da Gestão de Desempenho por Competências”, citou.
Sobre a Rede Ebserh
Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Rede Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos com revisão de Elthon Ribeiro
Unidade de Reportagem/Coordenadoria de Comunicação Social /Ebserh