Notícias
SERVIÇO
Covid-19: Profissionais do HU falam sobre uso de máscaras de tecido
Foto: Azael Neto.
O Núcleo de Avaliação de Tecnologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (NATS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de concluir uma Nota Técnica sobre a utilização de máscaras de tecido como proteção para a Covid-19.
Produzido pelos profissionais de saúde Grace Anne Dória e Walderi Monteiro, integrantes do NATS, a nota traz orientações baseadas em dados de órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da saúde (MS).
O estudo aponta que “as máscaras caseiras têm sido utilizadas em outros países pela população cotidianamente em caso de surtos de infecção ou de poluição. Conforme o MS, as máscaras caseiras deverão ser estimuladas para o uso pelos residentes no país a fim de diminuir a disseminação da Covid-19, uma vez que não há máscaras cirúrgicas suficientes no comércio para atender a demanda. Elas deverão ser produzidas com duas camadas de tecido (dupla face), em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos (não há necessidade de especificação técnica)”.
No documento, um dos pontos que merece atenção é a importância do uso individual, com trocas a cada duas horas de uso contínuo. As máscaras devem também ter a medida correta, que cubra boca e nariz, conferindo ajuste no rosto, e precisam de higienização adequada: lavagem com água e sabão, ou com água sanitária, e 20 minutos de molho.
“As evidências demonstram que a utilização de máscaras de tecido comum em pandemias é uma alternativa para a população para evitar contágio e disseminação em caso de desabastecimento de máscaras cirúrgicas no comércio. É menos efetiva que as máscaras cirúrgicas, porém atuam como barreira na propagação do vírus”, conclui o estudo, que ressalta que as máscaras de tecido não são recomendadas para profissionais de saúde em situação de cuidados, direto e indireto, com pacientes de Covid-19, sob hipótese nenhuma.
Para conhecer a Nota Técnica completa, com a metodologia da pesquisa, as limitações do estudo, dentre outros pontos, acesse:
Nota Técnica 01/2020 - Utilização de Máscara de Tecido
NATS
O Hospital Universitário de Sergipe possui um Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), criado pela portaria 60, de 2016, e vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa. Seu objetivo é avaliar, desenvolver e disseminar a Avaliação de Tecnologias em Saúde no HU-UFS.
O NATS tem por finalidade promover assessoria ao HU-UFS no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e sua incorporação no contexto do Sistema Único de Saúde, buscando introduzir e disseminar a cultura de ATS no Hospital de Ensino, utilizando como ferramentas as evidências científicas disponíveis para auxiliar o gestor hospitalar na tomada de decisão quanto à inclusão de novas tecnologias, acompanhamento das tecnologias vigentes e ao uso orientado por protocolos clínicos.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Por Andreza Azevedo