Notícias
HUMANIZAÇÃO
Sala de Amamentação para trabalhadoras lactantes foi inaugurada no HU-UFPI
Sala de Amamentação reforça compromisso com a saúde, a inclusão e o bem-estar no ambiente de trabalho.
Teresina (PI) – Com o objetivo de proporcionar um lugar confortável e adequado para a amamentação e para a ordenha do leite durante o expediente, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou, na quinta-feira (28), a Sala de Amamentação, localizada no Ambulatório do Setor 12 (térreo). Coordenado pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), o espaço é destinado às trabalhadoras lactantes, garantindo e reforçando a importância do aleitamento materno.
A sala foi planejada cuidadosamente para oferecer segurança às mães lactantes, pontuou o gerente Administrativo do HU-UFPI, Acácio Salvador Veras. “Sabemos que o incentivo à amamentação representa não apenas um gesto de acolhida, mas também uma ação de promoção da saúde, reconhecida por organismos como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Ao criar este espaço, reforçamos a importância da inclusão e do cuidado com nossas servidoras e suas famílias, fortalecendo políticas institucionais voltadas à humanização do ambiente laboral”, afirmou.
A chefe da DivGP, Flávia Barbosa, esclareceu que a criação de salas de apoio à amamentação e ordenha é prevista no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Ebserh. A trabalhadora pode amamentar o seu bebê neste espaço ou fazer a ordenha do leite e guardar no frigobar disponível para que o leite fique refrigerado e conservado até a hora que ela encerre o turno ou algum familiar venha buscar. Além do frigobar, a sala está equipada com poltrona, mesa, cadeira e pia. “Mesmo estando no ambiente de trabalho, a mulher vai ter o horário garantido de amamentação e um espaço bem acolhedor para ter esse momento com seu bebê”.
O acesso à sala é simples, explicou Flávia: a lactante solicita a chave na recepção da DivGP e preenche as informações para controle de acesso. Após o aleitamento, ela devolve a chave no mesmo local. Para uso durante à noite, é necessário um agendamento prévio na DivGP para que a chave seja disponibilizada no final do expediente da Divisão, que é até às 18h.
O valor da iniciativa foi evidenciado por Taynara Alencar, de 36 anos, chefe da Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques do HU-UFPI e mãe do pequeno Joaquim, de 1 ano e 3 meses. Ela já pôde utilizar a sala na inauguração e destacou o acolhimento: “A disponibilização de um espaço reservado para que possamos amamentar é muito acolhedora, considerando a rotina que nós temos e, às vezes, a impossibilidade de irmos em casa para amamentar ou até mesmo apenas fazer a ordenha. Esse espaço é de grande valia”, declarou.
Lívia Castro, de 32 anos, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HU-UFPI, também amamentou o seu filho José Philipe, de oito meses, na Sala. Ela ressaltou a importância do local e o significado da inauguração ter acontecido ainda em Agosto, mês de incentivo ao aleitamento materno: “Acho a ideia de um espaço para amamentação muito boa, pois nos incentiva a continuar nutrindo de saúde o nosso filho!”.
Serviço
Para mais informações sobre a Sala de Amamentação do HU-UFPI:
- Contato da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP): (86) 3228 5247
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh