Notícias
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Palestra da Delegada Vilma Alves encerra programação do HU-UFPI
Uma palestra da Delegada Vilma Alves na tarde desta quinta-feira (09), sob o título “Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher”, encerrou as atividades do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) alusivas ao Dia Internacional da Mulher. “A Cultura machista não compreende a mulher como mulher, mas como objeto, propriedade”, disse a Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (centro, Teresina) da Polícia Civil do Piauí, durante sua ovacionada participação. O auditório do Hospital estava lotado para ouvi-la. Vilma Alves foi a primeira Delegada da Mulher no Piauí, estando há 28 anos no exercício da função.
No dia anterior (08), no ambulatório da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do Hospital, psicólogas da Unidade de Atenção Psicossocial do HU-UFPI, inclusive residentes, desenvolveram, nos turnos da manhã e da tarde, dinâmicas e atividades lúdicas junto às pacientes e/ou acompanhantes presentes, de forma a abrir diálogos sobre a importância da mulher na sociedade. “Acho importante a existência da data, pois a sociedade para para refletir sobre as conquistas que tivemos e as que ainda temos por conseguir”, ressaltou Laís Arilo, uma das psicólogas envolvidas nas atividades.
As atividades foram promovidas pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher e pelo Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar (GTHH) do HU-UFPI, com o apoio da Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital. “O Dia Internacional da Mulher é um marco e deve ser celebrado e quando trazemos isso para ambientes de trabalho, tem uma relevância, talvez, ainda maior. É louvável toda ação que visa melhorar a qualidade das relações no trabalho e esse evento foi uma estratégia de valorização da mulher do HU-UFPI”, disse Regiane Lustosa, Terapeuta Ocupacional e membro do GTHH.